Ações de inserção da Ufma em Timon são discutidas em audiência com Luciano
A reunião serviu para planejar de que forma a UFMA pode contribuir para o desenvolvimento da cidade de Timon
Planejamento de ações conjuntas e atenção às demandas ligadas à educação no município de Timon foram pautas discutidas na tarde de hoje (25) pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, e pelo prefeito da cidade, Luciano Leitoa, que esteve no Palácio Cristo rei junto com uma comitiva de representantes do poder público municipal.
A audiência com o reitor da UFMA faz parte do plano de ações propositivas para levar a Universidade até o município de Timon. Distante 425 km da capital do Estado, Timon é o quarto maior município do Maranhão em se tratando de produção de riquezas. Geograficamente próxima da capital do Piauí, a cidade apresenta um cenário um pouco diferente dos observados em outros municípios do Maranhão, por apresentar um quadro formado por cerca de 1.800 profissionais dos quais quase a totalidade possui graduação em uma escola de ensino superior. Um dos fatos ressaltados durante a audiência pela Secretária Municipal de Educação, Sebastiana Veloso da Silva, foi que diversas faculdades chegaram em Timon, e que, no entanto, ainda não foi possível absorver a alta demanda existente de pessoas em busca de qualificação no ensino superior.
O fato apresentado pelos gestores municipais permite, segundo o prefeito de Timon, vislumbrar outros planos para a cidade e para os municípios das imediações. Por conta disso, o reitor da Universidade, Natalino Salgado, destacou que as ações imediatas precisam ser pensadas no sentido da contribuição que a UFMA pode proporcionar por meio do oferecimento de cursos de formação continuada aos professores principalmente no campo das novas tecnologias e gestão, duas áreas consideradas como estratégicas para o desenvolvimento do Estado e aumento do índice de desenvolvimento de educação do município maranhense, onde a Universidade vai poder chegar de forma mais imediata, por exemplo, por meio do Núcleo de Educação à Distância, que vai oferecer cursos de extensão à população de um município que beira os 160 mil habitantes.
Ao final da reunião, foi firmado um compromisso entre o reitor da Universidade, o prefeito de Timon, a Secretária de Educação, Sebastiana Veloso da Silva e o Secretário de Planejamento, Sebastião Carlos, para que a UFMA marque presença em Timon, ajudando a levar o desenvolvimento de acordo com a agenda propositiva de ações do atual governo municipal ao assumir o compromisso de comandar uma cidade que tem se desenvolvido frente às novas necessidades sociais e econômicas de uma região em crescimento.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.