Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” comemora aniversário promovendo ação social
Para comemorar o seu 24º aniversário os membros da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” APMGD – oficiais gestores, praças, cadetes e funcionários civis – estiveram envolvidos em uma programação diferenciada. Durante a semana que passou todos os setores da APMGD, em especial os cadetes, estiveram empenhados na atividade de arrecadação de alimentos que foram entregues a duas instituições da capital (Fundação Antônio Brunno e Hospital Aquiles Lucena).
O Cel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá, comandante da APMGD, destacou a necessidade de estarmos sempre revendo nossas condutas e orientando os mais novos durante a trajetória na academia, que todos sem exceção são importantes no fazer da academia, sendo que cada função é essencial para instituição objetivando construir aquela que já consideramos a melhor academia do Brasil.
No final da manhã, os cadetes se dirigiram em dois grupos às instituições para doação de alimentos. Na oportunidade, foram realizadas apresentações sobre a instituição Polícia Militar e sua atuação na sociedade bem como dando destaque ao trabalho de formação realizado pela Academia de Polícia.
Fundação Antônio Brunno
A Fundação Antônio Brunno, localizada no bairro do Cohatrac, coordenada por Luzia de Fátima e presidida por Antônio Lima Sousa, atende uma média de 800 pessoas por mês, fornecendo acolhimento as pessoas em tratamento contra o câncer, na capital, e que são oriundas do interior do Estado. A mensagem deixada pela coordenadora da casa, Luzia, mãe do fundador do projeto é que “ essa é uma casa de amor e que conta com o apoio de todos para realização desse sonho fundado em meio a dor sofrimento pessoal e pelo desejo de ajudar ao próximo que o Antônio Brunno tinha”. Bastante sensibilizados com a visita dos cadetes apresentaram o projeto e as atividades que realizam, destacando a importância do auxílio que cada um pode dar.
Hospital Aquiles Lisboa- Colônia do Bonfim
O outro local beneficiado na ação social foi a Comunidade Senhor do Bonfim, na Vila nova. A comunidade carente que é constituída de pessoas que buscam tratamento no Hospital Aquiles Lisboa, conhecido pelo tratamento de doentes afetados pela hanseníase. No local, os moradores se reuniram com os cadetes para a entrega das cestas básicas e ouviram as algumas palavras de encorajamento e conforto dos cadetes Omar e da cadete Tágora. Atualmente, o hospital dirigido pelo Raul Fagner, conta com 30 internos, que por conta do estigma da hanseníase vivem ainda em situação de isolamento na comunidade. O senhor Flávio Serafim, relata que nasceu na década de 1945, no abrigo à época conhecido como “leprosário” e aos 16 anos foi diagnosticado com a doença e que hoje atua como voluntário auxiliando pessoas com a doença, pois à sua época era mais fácil realizar os procedimentos cirúrgicos para impedir o avanço da doença do que tratar as pessoas.
A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias – APMGD, Escola Superior de Oficiais, está de parabéns pelos seus 24 anos de existência, por ter sempre desempenhado com maestria a formação dos oficiais da Polícia Militar do Maranhão – PMMA e por saber “que a educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas e pessoas transformam mundo”. Parabéns APMGD por esta data e que possas continuar formando e especializando os Oficiais da PMMA.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.