Fechar
Buscar no Site

Notinhas Rápidas

MPF denuncia desembargadores do TJMA

O Ministério Público Federal denunciou quatro desembargadores e dois juízes de primeiro grau do Tribunal de Justiça do Maranhão e mais 23 investigados na Operação 18 minutos – inquérito da Polícia Federal que desmontou suposto esquema de corrupção e liberação relâmpago de alvarás. A Procuradoria estima que o desvio chegou a R$ 50 milhões. Segundo a denúncia, os desembargadores Antonio Pacheco Guerreiro Júnior, Luiz Gonzaga Almeida Filho, Marcelino Everton Chaves e Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa, e os juízes Alice de Souza Rocha e Cristiano Simas de Souza operavam suposto esquema de venda de sentenças com o conluio de políticos, servidores e advogados.

 

18 minutos

Além dos desembargadores e dos juízes, são acusados treze advogados, três ex-assessores do Tribunal, um ex-deputado federal e um prefeito, município localizado na região metropolitana de São Luís. A informação sobre a denúncia do MPF foi divulgada inicialmente no site jurídico Direito e Ordem e confirmada pelo jornal Estadão. A Procuradoria alega que os magistrados articularam com advogados pagamentos de honorários milionários em prejuízo do Banco do Nordeste. O documento apontou diversas “movimentações suspeitas” decorrentes de saques de alvará judicial no montante de R$ 14 milhões, expedido no bojo de um processo judicial “possivelmente fraudulento”, envolvendo o grupo de magistrados. A operação da PF foi batizada 18 Minutos porque esse foi o tempo que decorreu entre uma autorização judicial e o levantamento de grande soma junto ao banco.

Zé Dirceu confirma que será candidato

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu confirma que será candidato a deputado federal pelo PT no ano que vem. “Tive uma conversa com o presidente e está decidido”, afirmou ele ao Painel da Folha de São Paulo, sem especificar quando foi o contato com o presidente. Cassado pela Câmara em 2005, após o escândalo do mensalão, Dirceu vinha cogitando disputar mandato parlamentar como uma forma de “reparação histórica” pela perda do mandato, que considera ter sido uma injustiça.

Puxador de votos

O próprio Lula pediu a José Dirceu no começo do ano que considerasse essa hipótese, como forma de reforçar a bancada do PT na Câmara. Dirceu agora afirma que está decidido a retornar ao Legislativo, devendo ser uma das apostas do partido como puxador de votos em São Paulo.

Pesquisa falsa

O Instituto EPO de Pesquisas de Opinião divulgou uma nota pública repudiando o uso indevido de sua marca na divulgação de uma suposta pesquisa eleitoral para o governo do Maranhão. “O Instituto EPO vem a público repudiar veementemente a utilização indevida da nossa marca em divulgação de pesquisa fraudulenta”, diz a nota. O EPO de fato realizou pesquisa para o governo e para o senado, no entanto divulgou oficialmente apenas os números da disputa para senador.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens