Notinhas Rápidas
Anistia
Mais de um terço dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados apoia a anistia aos presos do 8 de Janeiro, principal pauta movida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores no Congresso, segundo o Placar da Anistia do Estadão — levantamento para identificar como cada um dos deputados se posiciona sobre o tema. Já são 191 votos a favor da anistia. Esse número é mais do que o suficiente para garantir a apresentação da urgência do projeto de lei no plenário da Casa, ideia apresentada pelo PL, e está a 67 votos de atingir a maioria absoluta da Câmara. Para um projeto de lei ser votado na Casa legislativa, é preciso haver pelo menos 257 deputados na sessão. O texto é aprovado com votos da maioria simples.
Posicionamento deputados MA
Entre os deputados da bancada do Maranhão, apenas três declararam apoio à anistia aos presos pelos atos de 8 de Janeiro: Allan Garcês, Aluísio Mendes e Josivaldo JP. Já Hildo Rocha, Ivan Júnior, Márcio Jerry e Rubens Pereira Júnior se posicionaram contra a anistia. Os demais deputados federais do Maranhão não quiseram responder ou não deram retorno.
Pacificação entre dinistas
No começo da semana, o deputado federal Márcio Jerry reuniu deputados e lideranças dinistas e deu o tom de pacificação no grupo. “Tudo caminhando para um realinhamento”, disse uma fonte do blog presente na reunião. De acordo com o que apurou o blog, um encontro com o governador Carlos Brandão deve ocorrer nos próximos dias para reforçar o diálogo e fortalecer as tratativas de unidade no grupo.
Dino Presidente?
De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o ministro Flávio Dino tornou-se uma figura em destaque nas discussões sobre a sucessão presidencial de 2026. A ideia de que Dino poderia suceder a Lula movimentou os bastidores políticos em Brasília. No entanto, se decidir entrar na corrida presidencial, Dino precisaria renunciar ao STF, já que membros da Corte não podem participar de disputas eleitorais sem se desligarem previamente. Tal decisão representaria um risco elevado, tanto institucional quanto politicamente.
2030
Lula ainda não confirmou se buscará um quarto mandato presidencial. Aos 81 anos em 2026, o petista, ainda assim, será candidato à Presidência. Só não concorrerá se tiver complicações mais sérias na saúde ou um outro grave problema ocorrer até a eleição do ano que vem. Em relação a Flávio Dino, aos 56 anos, ele pode ficar mais 19 anos no STF e se aposentar em 2044. Pode também antecipar sua saída da Corte para disputar a Presidência da República, um sonho que ainda alimenta, em 2030. Vai depender se Lula será reeleito e de como estará o cenário político até lá.
Eleição da Câmara de SLZ
Mal Paulo Victor, que concorrerá ao mandato de deputado estadual em 2026, foi reeleito para a Presidência da Câmara de São Luís no começo deste ano, o assunto na Casa não é outro senão a eleição para a Mesa Diretora biênio 2027/28. Pelo menos três nomes, até o momento, são apontados como candidatos para substituir PV: Beto Castro (Avante), Marquinhos (União Brasil) e Concita Pinto (PSB), atual 1ª vice-presidente. Beto conta com o apoio de Paulo Victor e seu grupo. Concita Pinto, por sua vez, tem a simpatia do Palácio dos Leões por ter um bom relacionamento com o casal Marcus Brandão e Audreia Noleto. Já Marquinhos, que abriu mão da disputa na eleição passada, desta vez promete ir até o final. Outros nomes que são da relação próxima do governador Carlos Brandão são os vereadores André Campos e Gaguinho, que também seriam opções do Palácio em outro cenário. A dúvida é saber se PV baterá de frente com os Leões mantendo a candidatura de Beto Castro para sucedê-lo ou recuará diante da intervenção dos Leões.
Mais homenagens a Sarney
Além da Assembleia Legislativa, através de requerimento de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale, que realizará Sessão Solene para homenagear os 40 anos da Redemocratização do Brasil, o ex-presidente José Sarney deve ser homenageado também na Câmara de Vereadores de São Luís. O vereador Marlon Botão disse que solicitou uma sessão solene. “Faço este pedido a esta Casa e queria pedir a veemência dos vereadores para que pudesse ser aprovado”, reforçou o parlamentar.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.