700 professores alfabetizadores participaram de formação do PNAIC
Cerca de 700 professores alfabetizadores que atuam na rede de ensino da Prefeitura de São Luís participam neste sábado (14) de formação municipal referente do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A solenidade de abertura da capacitação promovida pela Secretaria de Educação (Semed) aconteceu no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), local onde também acontece a formação ao longo do dia.
O PNAIC é de iniciativa do Ministério da Educação e se configura como um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Durante a solenidade de abertura do evento o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe disse que a meta da Prefeitura de São Luís é investir para que os alunos da rede municipal de ensino possam estar alfabetizados dois anos antes do que estipula o governo federal.
“Convido vocês, professores alfabetizadores, a refletir acerca de metodologias e ações que possam ser desenvolvidas para que tenhamos nossas crianças alfabetizadas não aos oito anos, mas aos seis. Precisamos modificar os índices não somente educacionais que temos hoje, mas os sociais também. Somente através da Educação conseguiremos atingir esse objetivo”, destacou Allan Kardec Duailibe.
Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento a secretária adjunta da Semed, Kariádine Maia; a coordenadora local do PNAIC, Janilma Ferreira e a professora da UFMA, Conceição Moura.
Para a professora alfabetizadora da Unidade de Educação Básica Camélia Costa Viveiros, Ivana Oliveira, a iniciativa da Prefeitura de São Luís em promover a formação municipal do PNAIC é de grande valia para a atuação do educador em sala de aula. “Estou com uma expectativa bem positiva para essa formação, porque possibilita ao professor um incremento do trabalho já realizado em sala de aula. A iniciativa da realização desta formação é bem interessante”, ressaltou Ivana Oliveira.
A formação será realizada durante dois sábados por mês, em horário integral, tendo também turmas durante a semana. A formação será ministrada por 28 orientadores de estudo, sob a coordenação da professora Janilma Ferreira.
ALFABETIZAÇÃO
De acordo com o Ministério da Educação, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, o domínio das correspondências grafofônicas, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.