Fechar
Buscar no Site

Pesquisa revela desprezo da população de São Luís pelos Sarneys

Representantes do grupo Sarney têm desempenho pífio na pesquisa Econométrica

A pesquisa do instituto Econométrica, divulgada neste sábado (11) pelo jornal O Estado do Maranhão, sobre a intenção de voto do eleitorado da capital, além de confirmar a polarização entre os candidatos Edivaldo Holanda (PDT) e Eliziane Gama (PPS), revela a falta da capilaridade dos candidatos do PMDB, vereador Fábio Câmara ou Andréa Murad, junto ao eleitorado de São Luís.

Provável representante peemedebista na sucessão municipal, Fábio Câmara consegue empatar com o médico João Bentivi (PHS) em percentuais insignificantes (2,6%), o que só reforça o temor dos dirigentes do PMDB em bater o martelo em torno de sua candidatura, ainda que a deputada Andréa Murad tenha desistido oficialmente da disputa. Os números indicam o desprezo da imensa maioria da população com os representantes do grupo Sarney.

A vereadora e pré-candidata pelo recém criado Partido da Mulher Brasileira, Rose Sales, por exemplo, mesmo tendo mudado do PCdoB para o PP, posteriormente para PV, de onde saiu sem explicar os motivos, conseguiu se posicionar bem melhor que Fábio Câmara, mesmo ele já tendo usado os programas de televisão do PMDB para se propagar.

Surpresa vem sendo mesmo o deputado Wellington do Curso, que mostra um desempenho que poucos esperavam. O professor aparece em terceiro lugar e tudo indica que seu crescimento estaria ocorrendo em cima do eleitorado que era considerado certo para Eliziane, mas que desistiu por conta das indecisões quanto a escolha partidária.

Conforme o levantamento induzido da Econométrica, Eliziane Gama aparece com 24,3% das intenções de votos, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem 20%; Wellington do Curso com 16,9%. Rose Sales tem 6,8%; Fábio Câmara (PMDB) 2,6% empatado com João Bentivi (PHS), também com 2,6%. Outros 22,7% disseram votar nulo e não souberam ou não quiseram responder são 4,2%.

A pesquisa foi feita antes da deputada Andréa Murad anunciar a desistência da candidatura, mas mesmo assim, o índice de aceitação conferido a ela mostra o desprezo do eleitorado da capital com as famílias Sarney/Murad. No cenário em que substitui Fábio Câmara, por exemplo, a filha de Ricardo Murad aparece com vergonhoso 1,3%.

Já o prefeito Edivaldo Holanda continua liderando na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador pergunta ao entrevistado em quem votaria sem apresentar nomes. Neste cenário Edivaldo lidera com 13,2% da preferência do eleitorado, Eliziane Gama 9,2%, Wellington do Curso 5,8%, João Castelo 5,4% Rose Sales 2,7%; Roseana Sarney (PMDB) 1,5%; Fábio Câmara 1,3%; Bira do Pindaré 0,6%, Neto Evangelista (PSDB); Tadeu Palácio 0,4%; Bentivi 0,2% e Andrea Murad 0,2%. Ao todo, 1,4% afirmou que votaria em “outros”; 1,4% disse que não votará em nenhum candidato e 56,0% não souberam ou não quiseram responder. (Blog Jorge Vieira)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens