Academia “Gonçalves Dias” há 23 anos formando futuros comandantes
Nesta terça-feira (26), a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” – APMGD completou mais um ano de existência. Para registrar esses 23 anos foram realizados diversas atividades como solenidade militar, práticas esportivas e confraternização com almoço coletivo.
O evento iniciou-se pela manhã, onde várias pessoas foram homenageadas por prestar relevantes serviços a Academia de Polícia da PMMA.
A Solenidade foi composta pelos seguintes eventos: Formatura Militar, Torneios Esportivos (Futsal e Atletismo) e Confraternização (Almoço). Durante a confraternização, foi realizada a premiação das equipes vencedoras. O dia foi encerrado com uma atividade física coletiva, comandada pelo Cel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá, Comandante da APMGD.
“É uma satisfação e um privilégio muito grande poder comandar uma instituição de ensino desta envergadura na qual também fiz parte dá primeira turma de alunos do CFO entre os anos de 1993 a 1995. Aqui é o nascedouro dos futuros comandantes da nossa briosa Polícia Militar, portanto, daqui sairá homens preparados a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos”, ressaltou o coronel Sá. Ao final agradeceu o apoio incondicional do Comandante Geral pela confiança e a todos os policiais que compõe a APMGD.
CRIAÇÃO
A APMGD foi criada em 26/04/1993, através da Lei Estadual n.º 5.657, assinada pelo então Governador Edison Lobão, a Academia de Policia Militar instalou-se inicialmente na BR 135 Km 02, Tirirical, local onde atualmente estão localizados o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e a Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRv Ind).
Ali funcionou até o ano de 1999, quando foi transferida para o Quartel do Comando Geral na gestão do então Comandante Geral da PMMA, Cel QOPM Manoel de Jesus Moreira Bastos, tendo como seu primeiro Comandante, o Ten Cel QOPM Delary Pires Cantanhede.
A Academia de Policia Militar foi elevada a categoria de Unidade de Ensino Superior da Corporação através da Lei nº 9.658 de 17/07//2012, recebendo naquela oportunidade, o nome de seu patrono, Gonçalves Dias, maior poeta maranhense. A APMGD, desde a sua criação, sob a égide de um convênio de Mutua Cooperação Técnico-Científico firmado com a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, vem formando, aperfeiçoando e especializando os Oficiais da Polícia Militar do Maranhão.
Ao longo da sua história, esta Unidade vem colocando em prática uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana, sustentados principalmente pela garantia dos direitos humanos em alcance à sonhada cidadania, objetivando acima de tudo a prestação de um melhor serviço à sociedade maranhense.
No decorrer de sua existência a APMGD, em parceria com a UEMA, já formou 536 Oficiais sendo: 492 do Estado do Maranhão, 25 do Estado do Piauí, 05 do Estado do Acre, 04 do Estado do Ceará e 10 do Estado de Sergipe, todos diplomados como Bacharel em Segurança Pública, habilitados a desempenhar a nobre missão de Guardiões da Sociedade.
O Curso de Formação de Oficiais PM é reconhecido por resolução do Conselho Estadual de Educação, possuindo uma estrutura curricular com duração de quatro anos divididos em oito períodos letivos, com disciplinas do Núcleo Comum a cargo da UEMA e desenvolvidas no turno vespertino, disciplinas do Núcleo Específico, Complementares e Estágio Prático Supervisionado, a cargo da APMGD desenvolvidas no período matutino.
Ao final do CFO o Cadete é declarado Aspirante-a-Oficial PM, e após seis meses de Estágio Probatório, é promovido ao posto de 2º Ten QOPM, iniciando a sua carreira no Oficialato da gloriosa Polícia Militar do Maranhão.
Após estes vinte e três anos, a APMGD já conta com 03 (três) Oficiais da 1ª Turma que ingressou em 1993, que ascenderam ao último posto da Corporação, sendo eles:
a) Cel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá, Comandante da APMGD, promovido ao posto de Coronel QOPM em 30 de abril de 2014;
b) Cel QOPM Jorge Allen Guerra Luongo, Subcomandante da PMMA, promovido ao posto de Coronel QOPM em 10 de abril de 2015;
c) Cel QOPM Edeilson Carvalho, Comandante do 14º BPM (Imperatriz), recém-promovido no último dia 29 de abril de 2016.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.