45 anos de políticas públicas para desenvolver o Turismo brasileiro
Por Flávio Dino, presidente da Embratur
Hoje, a Embratur completa 45 anos de vida. Desde 1966, esta instituição desenvolve políticas públicas para estimular o turismo no Brasil e, mais especificamente a partir de 2003, com a missão de difundir no exterior os destinos turísticos brasileiros.
Os 45 anos da Embratur, um marco da maturidade do Estado para desenvolvimento do turismo no Brasil, chega justamente às vésperas de podermos comemorar os melhores resultados históricos da recepção de turistas estrangeiros no Brasil em 2011.
De janeiro até setembro de 2011 o Brasil recebeu 6,7 milhões turistas, superando em 16% o número obtido em todo ano de 2010. Esses números permitem projetar que este ano vamos bater o recorde de 5,35 milhões.
A entrada de divisas por turistas estrangeiros no Brasil é inédita desde 2003. Durante os primeiros nove meses deste ano, os estrangeiros que visitaram o Brasil, deixaram US$ 4,985 bilhões no país, valor 15,55% maior que o obtido no mesmo período do ano passado.
Esses resultados, obviamente, não seriam alcançados sem o empreendedorismo dos empresários do trade, incluindo veículos especializados que ajudam a difundir as ações do setor. E sem a dedicação não menos exemplar de servidores que vêm dedicando sua carreira profissional ao desenvolvimento do turismo no País.
Os marcos obtidos este ano, no entanto, não nos faz acomodar. Às vésperas dos mega eventos esportivos de 2014 e 2016, a Embratur se lança à sua maior missão de seus 45 anos de existência: colocar o turismo brasileiro em um novo patamar mundial, à altura de sua diversidade de destinos e da receptividade e alegria de seu povo.
Temos como objetivo ampliar a exposição internacional do Brasil antes, durante e depois da Copa do Mundo e Olimpíadas, alterando a percepção do mundo sobre nosso país. Somos um país de praia e sol, samba e carnaval.
Mas somos também um país eficiente, que sabe receber bem o turista estrangeiro, que enfrenta os problemas de segurança, como qualquer outra sociedade, e que sabe usar de forma sustentável, como nenhum outro país do mundo, sua imensa biodiversidade. Esta é a nossa contribuição para ajudar a gerar emprego, renda e divisas nas diversas regiões e, assim, colaborar para diminuição das desigualdades regionais.
É a hora e a vez do turismo se consolidar como uma atividade econômica das mais importantes na pauta de exportações do Brasil.
É a hora de mostrar o que é este país!
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