Fechar
Buscar no Site

“Coisa de gente que tem ilha privada para seu lazer”, reage Flávio Dino sobre ataques do grupo Sarney

Com base em um levantamento publicado neste domingo (5) no jornal Folha de São Paulo, os veículos de comunicação ligados à oligarquia Sarney divulgaram reportagens apontando que todas as praias da região metropolitana de São Luís estariam impróprias para o banho.

No entanto, e de acordo com nota oficial do governo do Estado sobre o assunto, o levantamento produzido pela Folha de São Paulo usou dados desatualizados, relativos ao início de 2016, quando obras de despoluição das praias ainda estavam sendo iniciadas pela atual administração estadual.

O governador Flávio Dino (PCdoB) usou as redes sociais para se posicionar sobre o tema. Para ele, as falsas notícias fazem parte de uma estratégia dos seus opositores ligados ao grupo Sarney, para tentar atacar seu governo e os avanços já obtidos na despoluição das praias e melhoria da balneabilidade da orla da Grande Ilha.

“Deturpando dados sobre as praias, eles acham que atrapalham o Governo. Mas atrapalham de verdade o turismo, bares e restaurantes”, disse o governador lembrando os desserviços que esse tipo de “desinformação” pode acarretar para a economia local.

Flávio Dino voltou a frisar que o Governo do Estado divulga semanalmente, de forma transparente e com base em padrões fixados por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), relatório sobre a balneabilidade da orla da capital.

“Como já esclarecido, divulgamos boletins semanais, que mostram claramente os parâmetros melhores ou piores nas praias. Com transparência. Essa gente nunca se preocupou com as praias. Nós estamos trabalhando para consertar mais esse erro deles. E estamos avançando”, ressaltou Flávio Dino.

Já em 2017, Flávio Dino fez um vídeo-selfie após um banho de mar em uma das praias da capital maranhenses, para falar sobre os avanços obtidos com as ações de saneamento que vem paulatinamente despoluindo a orla ludovicense.

“Estranha obsessão da oligarquia de ver praias de São Luís poluídas. Coisa de gente que tem ilha privada para seu lazer, sem se ‘misturar’. Hoje estive por horas em uma das nossas praias, como faço sempre. Povo se divertindo no mar. Só os donos de ilha privada estão chateados”, disse Flávio Dino em referência à Curupu, ilha privativa da família Sarney localizada no município de Raposa, e um dos símbolos do poderio do clã no Maranhão.

Nota do governo do Maranhão

Em nota, o Governo do Estado contra-argumentou os dados apresentados pela Folha de São Paulo.

De acordo com a nota, o levantamento da Folha usa critério segundo o qual são consideradas “péssimas” as praias que passaram 50% do ano impróprias. Portanto, aponta um quadro já superado desde julho de 2016, quando os relatórios técnicos e laboratoriais passaram a apontar a balneabilidade de quase a totalidade das praias da capital.

A nota ressalta ainda que foi com base nesse cenário favorável, com quase todas as praias próprias para o banho, que a revista Exame colocou São Luís entre as capitais com as praias mais limpas do país.

Ainda segundo o Governo do Estado, o monitoramento divulgado semanalmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), “obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens