Hospital do Servidor Estadual promove ações alusivas à campanha Janeiro Branco
Um convite ao cuidado com a saúde mental

Grupo que abordou o tema “Estigma em saúde mental: porque ainda é difícil pedir ajuda?”, com a gestora do Núcleo de Gente e Gestão do HSE, Chrystiane Vasconcelos, na programação do Janeiro Branco do Hospital do Servidor Estadual
Criada para estimular a reflexão sobre a saúde mental logo no início do ano, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como um dos mais importantes movimentos de conscientização no Brasil.
Em um período tradicionalmente associado a metas, recomeços e cobranças pessoais, a iniciativa propõe uma pausa necessária: olhar para dentro, falar sobre emoções e reforçar que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

As rodas de conversas sobre saúde mental são momentos importantes de conscientização sobre saúde mental e acolhimento dos profissionais multidisciplinares da saúde que atuam no HSE
A campanha surgiu em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a partir da percepção de que o início do ano poderia simbolizar uma “folha em branco”, para que as pessoas repensassem hábitos, relações e, sobretudo, sua saúde emocional.
Desde então, o Janeiro Branco ganhou adesão nacional, envolvendo profissionais de saúde, instituições públicas e privadas, empresas, escolas e organizações da sociedade civil.

A psicóloga Liane Milhomem Maranhão será a palestrante convidada, que vai falar sobre saúde mental, autocuidado e estratégias para lidar com os desafios emocionais no cotidiano profissional na área de saúde
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil entre os países com maiores índices de ansiedade no mundo, reforçando a urgência do debate.
Nesse contexto, é fundamental promover ações de escuta, informação, prevenção e acolhimento no ambiente de trabalho e contribuir não apenas para o bem-estar dos colaboradores, mas também para a melhoria do clima organizacional, da produtividade e da qualidade das relações profissionais. E é exatamente essa a proposta do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ).
Especialmente no setor da saúde, onde os profissionais lidam diariamente com pressão emocional, sobrecarga e situações de alta complexidade, o cuidado com a saúde mental torna-se mais que estratégico.
AÇÕES DO JANEIRO BRANCO NO HSE-HSLZ
Alinhado aos princípios do Janeiro Branco, o Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) está promovendo, ao longo deste mês, uma série de ações voltadas ao bem-estar e à saúde mental dos seus profissionais multidisciplinares.
A iniciativa é da Diretoria-Geral, em parceria com o Núcleo de Gente e Gestão (NGG), e conta com o apoio das áreas SESMT e NEP.
“Em ambientes hospitalares, cuidar da mente dos profissionais é tão importante quanto cuidar dos pacientes. Um colaborador emocionalmente saudável entrega mais com mais empatia e segurança. E, de uma certa forma, falar sobre essa saúde mental nas empresas, é quebrar o silêncio que adoece. A gente precisa, precisamos de escuta, acolhimento e espaços seguros para lidar com emoções sem julgamento”, reforçou a gestora do Núcleo de Gente e Gestão (NGG), Chrystiane Vasconcelos.
Entre as ações previstas estão a realização de plantões psicológicos e rodas de conversas, oferecidas aos profissionais da instituição e conduzidas por voluntários da UNDB. A primeira roda de conversa ocorreu no dia 22 de janeiro, com o tema “Estigma em saúde mental: porque ainda é difícil pedir ajuda?”, e contou com participação dos psicólogos hospitalares atuantes no hospital, membros do Núcleo de Gente e Gestão do HSE e colaboradores, em sua maioria, do atendimento ao público.
A segunda roda de conversa está prevista para a próxima sexta-feira (30) e propõe o seguinte tema: “O que podemos fazer hoje pela nossa saúde mental?”.
Outra atividade, já confirmada para esta terça-feira (27), às 14h, no auditório do hospital, é a realização de uma palestra ministrada pela psicóloga Liane Milhomem Maranhão. O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo sobre saúde mental, autocuidado e estratégias para lidar com os desafios emocionais no cotidiano profissional na área de saúde.
“Mais do que uma campanha, o Janeiro Branco se consolida como um chamado permanente à responsabilidade individual e institucional. Falar sobre saúde mental salva vidas, fortalece relações e constrói ambientes mais saudáveis para todos”, declarou o diretor-geral do HSE, Plínio Túzzolo.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.