Fechar
Buscar no Site

Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares inaugura sua sede institucional

Coronel Furtado, presidente da Amclam, é cumprimentado pelo Frei Ribeiro, que proferiu a benção às instalações (Fotos: Clayton Monteles)

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) realizou, na noite de quinta-feira (27), a solenidade de inauguração de sua sede institucional, marco significativo para o fortalecimento da cultura, da literatura e das ciências militares no Maranhão.

A cerimônia teve início com a bênção das instalações, presidida pelos freis Francisco Ribeiro e André, com o apoio da ministra da Eucaristia Janaína Maia. Em seguida, os acadêmicos procederam ao descerramento da placa inaugural, ato acompanhado pelo comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wallace Amorim, seguido do espargimento da água benta pelos espaços da nova sede.

Coronel Furtado, presidente da Amclam, recepciona o coronel Wallace Amorim, comandante-geral da PMMA

Ao adentrarem à Academia, as autoridades e convidados foram recepcionados pelos lanceiros do Esquadrão de Polícia Montada, ao som de integrantes da Banda de Música João Carlos Dias Nazaré, que dá nome a um dos patronos da Amclam.

Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências inauguradas — recepção, secretaria, diretoria, cozinha e auditório/biblioteca — ambientes cuidadosamente estruturados para assegurar a plena realização das atividades acadêmicas e culturais da instituição.

Acadêmicos da Amclam e o comandante-geral posicionados para o descerramento da placa de inauguração

Um dos pontos altos da solenidade foi a presença de diversos presidentes de Academias de Letras, Ciências e Artes do Maranhão, que prestigiaram o evento e reforçaram o reconhecimento e a integração da Amclam no cenário cultural estadual.

Dando continuidade à programação, no salão de eventos do Complexo Religioso Menino Jesus de Praga, no bairro Cohama, realizou-se um momento de reconhecimento aos acadêmicos presentes e ao parceiro institucional coronel Heron Santos. Na ocasião, a arquiteta Yslaine Furtado, responsável pelo projeto arquitetônico e pelo layout da sede, recebeu destaque pela relevante contribuição.

Freis Ribeiro e André, com a ministra da Eucaristia Janaína Melo, realizam a benção da Amclam

Também foi entregue ao senhor Marcos Azevedo uma televisão de 43 polegadas, sorteada em rifa promovida pela Academia, iniciativa destinada a apoiar as ações institucionais.

O evento prosseguiu com a palestra intitulada “Desafios da gestão eficiente frente às inquietações e expectativas acadêmicas”, ministrada pelo decano Raimundo Marques, que, em seguida, lançou a 3ª edição do livro Do Riacho ao Mar.

Acadêmicos da Amclam e presidentes de Academias Literárias

Encerrando a noite festiva, foi oferecido um coquetel aos participantes.

A Amclam reafirma seu compromisso com a preservação da memória militar, o incentivo à produção literária e científica e o fortalecimento da cultura maranhense.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens