Almebras realiza Reunião Nacional e empossa novos membros em solenidade inédita no Ceará

Reunião das Academias de Letras Militares do Brasil foi presidido pelo coronel Carlos Furtado
A Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (Almebras) realizou, na noite de 14 de novembro de 2025, sua 6ª Reunião Presencial e a 2ª Reunião das Academias de Letras Militares do Brasil. O evento, presidido pelo Cel. Carlos Furtado, ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Almece) e contou com o apoio da Academia Cearense de Letras, Artes e Cultura Militar.
O encontro marcou a primeira vez que a Almebras promoveu uma cerimônia de posse fora de Brasília. Na ocasião, foram recebidos oito novos membros oriundos de seis estados: Ceará, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco, o que ampliou a presença nacional da Casa de Tiradentes e Dom Pedro I.

Mesa de Honra, presidida pelo Cel. Furtado e integrada pelos presidentes das Academias Militares
A solenidade reuniu representantes de diversas academias militares do país e contou com uma programação especial, que incluiu a exibição de um filme institucional, a entrada do Pavilhão Nacional e a execução do Hino Nacional pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
Durante o evento, também foram lançadas as seguintes obras:
- Divagações entre a Poesia e a Prosa, de autoria do Cel. Carlos Furtado.
- As Medidas Cautelares e Incidentais no Processo Administrativo Disciplinar, de autoria do Cel. Marco Aurélio. Na oportunidade o Cel. Carlos Furtado foi condecorado com a medalha do centenário do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará.

Coronel Carlos Furtado sendo condecorado pelo coronel Barreto, comandante-geral do CBMCE
A Almebras busca integrar a cultura militar de todo o país, mantendo três membros por estado. Atualmente, a instituição já conta com representantes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Paraíba, Tocantins, Goiás, Pará e Bahia, além de seus fundadores do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.