Oficiais da Reserva do Exército participam de Encontro Nacional em São Luís e Alcântara

Os oficiais da reserva do Exército maranhenses participam de eventos e atividades promovidas pela força, como o desfile cívico-militar de 7 de setembro, e estão organizando o XXV Enorex na capital
De 24 a 28 de setembro de 2025, o Maranhão sediará o XXV Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército (Enorex 2025), que reunirá aspirantes e tenentes veteranos de 28 Associações de Oficiais da Reserva do Exército (Aore) de todo o Brasil. São esperados representantes de 17 estados da Federação.
O evento é promovido pela Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Maranhão (Aore/MA) e pelo Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva do Exército (CNOR), contando com o apoio do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24° BIS), 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50° BIS), governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Uniasselvi, Unicesumar, Vale e da vereadora Flávia Berthier.
O encontro tem como objetivo fortalecer a integração entre oficiais da reserva das Forças Armadas, promovendo intercâmbio institucional, valorização da cultura cívico-militar e debates sobre temas relevantes à defesa nacional.
O presidente do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR), tenente Tadeu Vieira, destacou que a realização do XXV Enorex simboliza a união das associações em nível nacional e reafirma o compromisso permanente dos oficiais da reserva com a defesa da Pátria, a preservação dos valores militares e o fortalecimento do vínculo com a sociedade civil.
A abertura está marcada para esta quarta-feira (24), às 8h, com formatura cívico-militar no Quartel do 24º BIS. Na ocasião, serão entregues condecorações a diversas autoridades. Ainda na quarta feira, estão previstos o início do ciclo de palestras do evento e
Durante a semana, ainda, estão programadas visitas técnicas à Vale, ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e aos Lençóis Maranhenses, além de competições desportivas e atividades de integração. O evento se encerará no domingo (28), consolidando-se como um espaço de reafirmação dos valores da reserva e de integração nacional.
AUTORIDADES E PALESTRANTES CONFIRMADOS
Entre os confirmados estão o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary; o secretário estadual adjunto de Infraestrutura, Naldir Lopes; a vereadora Flávia Berthier, o deputado estadual Wellington do Curso, o deputado federal Allan Garcês, o desembargador federal Alberto Tavares, o procurador de Justiça Militar Alexandre Reis e o promotor de Justiça Militar Vinícius Yscandar.
Também estarão presentes o general de Brigada Roberval de Almeida, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva; o tenente-coronel João Carlos Duque, comandante do 24º BIS; o tenente-coronel Carlos Leite, comandante do 50º BIS; o presidente da Aore-MA, aspirante Marcos Nascimento; o coronel Wallace Amorim, comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão; o coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; e o coronel Clóvis Martins, diretor do Centro de Lançamento de Alcântara.
No rol de palestrantes, destacam-se o general de Brigada Roberval de Almeida; o desembargador federal Alberto Tavares Vieira da Silva, que proferirá a palestra inicial; o tenente-coronel João Carlos Duque e o tenente-coronel Carlos Leite.
SOBRE A AORE-MA
A Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Maranhão (Aore-MA) constitui-se em entidade civil de caráter permanente, sem fins lucrativos, cuja missão transcende a mera integração de seus associados. Representa verdadeiro espaço de preservação e difusão dos valores cívico-militares que estruturam a identidade nacional, promovendo atividades sociais, culturais e patrióticas voltadas não apenas para seus membros, mas também para a comunidade maranhense em geral. Sua atuação fortalece o elo entre as tradições históricas das Forças Armadas e a vida civil, contribuindo para a formação cidadã, para o enaltecimento da memória nacional e para a consolidação dos princípios éticos e patrióticos que servem de fundamento à República.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.