Desperdício zero: veja dicas para aproveitar tudo na sua cozinha
Você já se deu conta de quantos alimentos acabam indo parar no lixo todos os dias? Sem dúvidas, ver a comida que não conseguimos consumir por inteiro sendo descartada é frustrante. Mas, a boa notícia é que reduzir o desperdício de alimentos em casa é mais fácil do que parece e faz uma diferença enorme tanto para o seu bolso quanto para o planeta.
Por isso, a primeira dica é entender que o planejamento é a chave: antes de sair para as compras, faça uma lista do que você precisa. “O ideal é começar pelo planejamento das refeições da semana. Assim, você consegue fazer uma lista de compras focada no que realmente será consumido. Calcular as porções de alimentos frescos, como frutas e verduras, evita que estraguem. Outra dica é organizar a despensa e a geladeira, colocando os produtos com vencimento mais próximo na frente, para serem usados primeiro”, explicou a nutricionista do Grupo Mateus, Yasmin Mendonça.
ALTERNATIVAS
E não é só isso: cascas, talos e folhas que normalmente costumam ser descartadas durante o preparo das refeições podem, na verdade, ganhar um destino muito mais interessante e saboroso. “Muitas partes dos vegetais que costumamos descartar são ricas em nutrientes. Casca de banana pode ser usada em bolos e doces; a de abóbora, em refogados e sopas; folhas de cenoura ou beterraba ficam ótimas em omeletes e sucos verdes; e talos de couve, brócolis ou espinafre podem enriquecer farofas, caldos e arroz”, explicou Yasmin.
E, se você acha que não tem como prolongar a vida útil dos alimentos, saiba que isso é mito! A nutricionista revela que cada tipo de comida tem uma forma própria de armazenamento, que pode ajudar a conservar os nutrientes por mais tempo: As frutas mais maduras devem ser consumidas rápido ou virar sucos e vitaminas. Já as menos maduras podem ficar fora da geladeira até amadurecer, por exemplo.
Verduras e folhas devem ser lavadas, bem secas e guardadas em potes ou sacos forados com papel toalha, o que ajuda a absorver a umidade e prolongar a vida útil. Já os legumes devem ser cortados e guardados em potes bem fechados. “Carnes devem ser sempre porcionadas antes de congelar. Assim, você descongela apenas o necessário para aquele preparo. E os laticínios precisam ficar na parte mais fria da geladeira, bem tampados, para não absorver odores de outros alimentos. Esses cuidados ajudam a conservar o sabor, a textura e os nutrientes por mais tempo”, finalizou a profissional.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.