Equatorial Maranhão orienta sobre cuidados para evitar acidentes com energia elétrica, principalmente, com crianças e adolescentes
Apesar da redução no número geral de ocorrências, mortes por choque elétrico cresceram no último ano

Crianças e adolescentes devem ser supervisionados, para evitar acidentes com energia elétrica
A energia elétrica é um bem essencial para a população. No entanto, quando utilizada de forma inadequada e sem os cuidados necessários, pode provocar acidentes graves. A Equatorial Maranhão, que tem a segurança como pilar fundamental de suas operações, orienta continuamente sobre o uso seguro da energia e alerta para os riscos dentro e fora de casa, principalmente envolvendo crianças e adolescentes.
Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revelam um cenário preocupante. Embora o número total de acidentes com a rede elétrica tenha diminuído no Brasil em comparação com o ano anterior, a quantidade de acidentes fatais aumentou, passando de 250 em 2023 para 257 em 2024.
DIANTE DISSO, A EQUATORIAL MARANHÃO REFORÇA ALGUNS CUIDADOS ESSENCIAIS:
Cuidados dentro de casa:
– Use protetores nas tomadas que não estão sendo utilizadas. Isso reduz o risco de acidentes com crianças e animais domésticos.
– Supervisione crianças e adolescentes, principalmente perto de fios e equipamentos elétricos, e verifique se há fios desencapados ou expostos.
– Evite o uso de “gambiarras” ou extensões improvisadas e certifique-se de que as instalações elétricas estão em bom estado.
– Ao trocar lâmpadas, desligue os disjuntores e não toque na parte metálica do bocal.
– Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, pois, em caso de curto-circuito, eles podem pegar fogo rapidamente.
Cuidados em áreas externas e úmidas:
– Não deixe aparelhos eletrônicos em áreas úmidas, molhadas ou expostas à chuva.
– Não permita que crianças brinquem próximas a poços artesianos ou áreas onde existam bombas d’água e fiações expostas.
– Tenha atenção redobrada ao instalar ou utilizar equipamentos em áreas externas, como luminárias e churrasqueiras elétricas. O ideal é sempre contratar um eletricista qualificado.
– Nunca instale cercas elétricas por conta própria. A energização de cercas deve ser feita por empresas e profissionais habilitados, com equipamentos certificados.
“Sempre reforçamos que o cuidado com a segurança começa dentro de casa e deve ser parte da rotina da família. Pequenas atitudes de prevenção podem evitar acidentes com energia elétrica. Em caso de qualquer situação de risco, a população deve desligar o disjuntor ou a chave geral de sua residência e ligar para a emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (Samu). Em casos de acidentes em locais externos, a Equatorial deve ser acionada imediatamente, pela Central 116, para que o desligamento da energia seja feito com segurança”, reforçou o executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.
COMPROMISSO COM A SEGURANÇA
Essas orientações integram o movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Equatorial Maranhão que visa ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre os riscos do uso inadequado da energia elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.