Fechar
Buscar no Site

Palavra de fé – 7º aniversário da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam)

GLADSTON FERNANDES DE ARAÚJO*

Hoje, comemoramos o 7º aniversário da ACADEMIA MARANHENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES MILITARES – AMCLAM. Deus criou os céus, a terra, o mar e tudo que neles há, realizou toda a obra em 6 dias; no 7º dia, descansou (Gen 2:3). Como “descansou”, se o Profeta Messiânico Isaías, no cap. 40, versículo 28 do Livro Santo, afirma que: “Deus não se cansa nem se fatiga”? No original hebraico, transliterado, está escrito: ELE DESFRUTOU.

Hoje, celebramos o 7º aniversário da AMCLAM. É tempo de desfrutar; desfrutar a completude de um ciclo. Afinal, 7 é plenitude, é completude, fechamento de um ciclo para início de outro, feliz e próspero — com novos momentos, novos talentos, novas conquistas e novas contribuições.

Como base para a Palavra de Fé, fui levado a Salomão, que, escrevendo três livros, deixou-nos um Livro de Sabedoria. A Palavra para este momento está na Bíblia Sagrada, especificamente, no Livro de Provérbios, capítulo 9, versículo 1, em que se lê: “A sabedoria edificou sua casa e levantou 7 colunas”.

Busquei identificar a correspondência desse ensinamento, dessa afirmação, com o 7º Aniversário da AMCLAM.

Quais são, então, as 7 colunas que sustentam a Casa da Sabedoria citada por Salomão e o Templo do Brigadeiro Falcão?

A 1ª coluna a que Salomão se refere é o TEMOR A DEUS. Essa é a base fundamental. Salomão afirma, em Provérbios 1:1, que: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Temor não é medo paralisante, mas reverência profunda. Temer não é ter medo, mas respeito, reconhecimento da Sua soberania, submissão à Sua vontade. Na fidelidade e integridade, a AMCLAM transborda.

A 2ª coluna é o CONHECIMENTO. Tenho repetido, quando escrevo e falo, que: “A única sede que não desidrata é a sede conhecimento”. O Profeta menor Oseias, no capítulo 4, versículo 6 de seu livro, afirma citando uma revelação de Deus: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento”. Conhecimento ilumina, liberta, santifica e nos torna úteis. Conhecimento é a luz que ilumina as nações. Temos aqui luminares: homens e mulheres que muito têm contribuído com as ciências, letras e artes militares.

A 3ª coluna é a DISCIPLINA. Disciplina é o pilar da ordem, hierarquia, obediência, prontidão, eficiência e do respeito. É o sustentáculo da excelência. Deus nos ensina que devemos fazer as coisas com ordem e com decência (1 Co 14:40). Esse pilar, essa coluna está, como as outras, bastante presente na história da AMCLAM.

Como 4ª coluna, destaco a HONRA, princípio que sustenta o legado, na defesa de valores fundamentais. Honra significa importância, riqueza. A honra está ligada ao compromisso com a verdade. Temos atraído o favor divino porque honramos a Deus, aos pais, às autoridades, aos líderes e ao próximo, próximo ou distante.

A 5ª coluna que destaco é a FORTALEZA. Fortaleza não é apenas a força física, mas, sobretudo, moral, emocional intelectual e espiritual. Tive o privilégio de dividir espaço em sala de aula com o Presidente desta Casa e com sua esposa. E, desde o primeiro contato, vi e aprendi com um homem forte, determinado, inquieto, perseverante e justo. Deve ter lido as Escrituras com atenção especial às palavras do Apóstolo Paulo, que, escrevendo à Igreja de Corinto, impulsiona-nos, dizendo: “Sede fortes, constantes e perseverantes, certos de que o vosso trabalho não é em vão” (1 Co 15:58). Vejo, na nossa presidência e nos membros deste Sodalício, homens fortes, valentes, valorosos e corajosos que não têm se aquietado com esse estado de coisas e caos com que, muitas vezes, nos deparamos. Temos resistido, agindo e reagindo a toda e qualquer situação adversa que exija de nós uma postura ética em favor da sociedade. Fortaleçamo-nos, pois, no Senhor e na força do Seu poder (Ef 6:10).

A 6ª coluna que destaco nessa correspondência com a AMCLAM é o PATRIOTISMO. O compromisso com o bem-estar da sociedade tem sido uma luta constante da AMCLAM. O compromisso com a Defesa da Soberania Nacional, uma marca indelével. E o compromisso com o desenvolvimento do Brasil e do Maranhão, registros constantes. O mais importante: temos servido sem, necessariamente, precisar sermos vistos. Temos sido grandes porque caminhamos em humildade, simples, porém austeros. Temos nos dedicado às Ciências, Letras e Artes Militares com amor, temor e tremor.

E, se a Palavra é de Fé, concluo destacando a FÉ como a 7ª coluna que sustenta essa Casa de Sabedoria. Martinho Lutero define fé como “uma confiança viva e ousada no favor de Deus”. No Livro Santo, em Hebreus 11:11, aprendemos que Fé é “a certeza das coisas que se esperam e convicção das que não se veem”.  Temos a certeza de um amanhã feliz e conosco uma esperança viva — esperança não do verbo esperar, mas esperançar.

Hoje, a AMCLAM comemora seu 7º aniversario. Que venham mais 7, mais 7, mais 7 e mais setes. E que nós, unidos, continuemos a contribuir, de forma determinada, com as Ciências, Letras e Artes Militares. Por este nobre Sodalício e por fazer parte dele, glorifico a Deus. Parabéns à AMCLAM. Parabéns a todos nós. Parabéns à sociedade brasileira e à maranhense, destinatária de nossas ações.

*Acadêmico titular da cadeira nº 05, da AMCLAM, patroneada pelo Ten. Cel. Adevaldo Wilson Pereira. Promotor de Justiça, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível e da 4ª Promotoria de Justiça em Defesa da Mulher.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens