Prefeito Eduardo Braide abre a 6ª Conferência Municipal da Cidade

Prefeito Eduardo Braide abriu o primeiro dia da 6ª Conferência Municipal da Cidade de São Luís
O prefeito Eduardo Braide participou da abertura da 6ª Conferência Municipal da Cidade de São Luís, que ocorreu nesta terça-feira (13). O evento, realizado no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), segue até esta quarta-feira (14) e tem como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU): caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio do Conselho da Cidade de São Luís (Consid) e do Conselho das Cidades, a conferência é um espaço democrático de diálogo entre o poder público, a sociedade civil organizada e a população em geral. Durante o evento estão sendo discutidas propostas e estratégias que servirão de base para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano da capital maranhense.
Para o prefeito Eduardo Braide, o evento representa o compromisso da gestão municipal com a participação popular e com o planejamento urbano baseado nas reais necessidades dos ludovicenses.
“Todos nós que estamos aqui viemos, principalmente, por um direito fundamental: o direito à cidade. De vivermos e morarmos em uma cidade mais humana, sustentável, inteligente e, acima de tudo, uma cidade voltada para as pessoas no seu dia a dia. E este é um ambiente de debate e construção da cidade que queremos. Que a conferência traga ideias, propostas e soluções que fortaleçam nossa capital e garantam um futuro melhor para todos”, destacou Braide.
“Este é um momento muito importante para refletirmos sobre o desenvolvimento da nossa cidade e reforçamos o compromisso de todos na construção de uma São Luís mais justa, sustentável e participativa. Também quero destacar as equipes da Prefeitura de São Luís que, sob a liderança do nosso prefeito Eduardo Braide, trabalham com dedicação para transformar as ideias e os sonhos da nossa comunidade em ações concretas”, ressaltou o secretário municipal de Planejamento (Seplan) e presidente do Concid, Simão Cirineu.
Simão Cirineu também fez um chamado à participação ativa de todos os segmentos da sociedade na construção da cidade. “Contamos com a participação de todos vocês – cidadãos, representantes, entidades, organizações e lideranças – para que juntos possamos construir uma São Luís cada vez melhor para as futuras gerações”, complementou.
EIXOS
A conferência contempla eixos essenciais para o planejamento urbano, como habitação, saneamento, mobilidade e desenvolvimento econômico, e é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em outubro, em Brasília. Os participantes podem se inscrever como delegados, com direito a voz e voto em todas as etapas, incluindo a possibilidade de serem eleitos para a etapa estadual, ou como observadores, com direito a voz e voto nas propostas.
A secretária municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Érica Garreto, explicou que os temas debatidos serão consolidados em propostas que seguirão para a etapa estadual da conferência e que o evento “é o ápice do fortalecimento da gestão democrática. As discussões realizadas aqui vão contribuir diretamente para a formulação de políticas públicas mais justas e inclusivas, refletindo o que a cidade espera para seu futuro”, completou.
A 6ª Conferência segue até esta quarta-feira (14), com uma programação que inclui palestras, grupos de trabalho e plenárias deliberativas, e está aberta a toda a sociedade ludovicense.
A cerimônia de abertura reuniu diversos representantes do poder público, instituições e sociedade civil, evidenciando o caráter plural e participativo da 6ª Conferência Municipal da Cidade de São Luís.
Além do prefeito Eduardo Braide, participaram da solenidade a presidente do Instituto da Cidade (Incid), Patrícia Trinta; o presidente do Concidades, José Trindade; e o secretário de Estado das Cidades, Robson Paz. Representando a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), esteve presente a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, que participou do evento em nome do reitor Fernando Carvalho.
Também marcaram presença os secretários municipais Karla Lima (Semmam), Maria Rocha (Semeped), Verônica P. Pires (Semispe), Saulo Santos (Setur), Felipe Falcão (Semit), Liana Matos (Semgop), além do presidente do Impur, Walber Pereira. A cerimônia contou ainda com servidores públicos, lideranças políticas e comunitárias e sociedade civil organizada.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.