Fechar
Buscar no Site

Nove meses do Hospital Veterinário de São Luís: uma nova realidade

SEBASTIÃO UCHOA
Advogado do escritório Uchôa & Coqueiro Advocacia, delegado de Polícia Civil aposentado.

Meu destaque com o presente artigo se reporta à grande vitória da população de baixa renda da Grande São Luís, que tem, de alguma forma, vínculo com a causa animal, sejam tutores, simpatizantes ou ativistas ambientais da fauna da cidade de São Luís do Maranhão, quando da implantação do Hospital Veterinário Municipal, pela gestão em novo mandato em curso.

No fundo, foi e é uma conquista das citadas representantes da causa animal, aí incluindo ONGs diversas, tais como Lar de Noé, Bicho Feliz, Dindas Formiguinhas, Patas em Ação e outras mais vinculadas, que tanto lutaram por anos e anos pela implantação do hospital veterinário na capital ludovicense.

Na verdade, o único hospital veterinário existente no estado é o da Uema, que sempre passou por dificuldades materiais, muito menos tinha ou ainda não tem autonomia financeira para custear sua manutenção, de forma que se tornou, praticamente, um hospital veterinário de caráter privado, uma vez que de consulta a atendimentos diversos, hoje se paga em dinheiro ou no cartão, sob pena de até mesmo o hospital fechar as portas; infelizmente, é de se registar esse horrendo quadro de descaso público estadual.

Lembro perfeitamente que tão logo o atual prefeito da cidade, quando assumiu o primeiro mandato, deixou bem desenhado em seu plano de governo a previsão de se criar e implantar o tão sonhado hospital veterinário municipal da cidade de São Luís, e assim o fez com maestria, cujas instalações e serviços prestados nesses nove meses de pleno funcionamento, em muito tem ajudado a população de baixa renda que tem e ama seus pets, mas sofria com o custeio para cuidar dos animais, notadamente quando adoeciam ou necessitavam de tratamento mais rigoroso com exames caríssimos e até internações para cirurgias de simples a altas complexidades.

Ainda, quando a posse no primeiro mandato, o prefeito Eduardo Braide já havia contato com este subscritor dando conta de que iria implantar o hospital veterinário municipal, de forma que resolvi visitar a Secretaria Executiva de Direito dos Animais, da Prefeitura da Cidade do Recife, a fim de coletar todas as informações das políticas públicas que ali realizavam e realizam, dentre às quais o funcionamento do hospital veterinário municipal da cidade do Recife, de maneira que não titubeei, ou seja, fui visitar a Unidade Hospitalar por dois dias consecutivos com vista a coletar toda a dinâmica de instalação e funcionamento, e, obviamente, repassar todos os dados ao mencionado gestor municipal de nossa cidade.

Participei de diversas rifas ou doações, para completar tratamento a animais de pessoas que me procuravam pedindo socorro para seus tutelados animais. Isso diminuiu quase cem por cento, de forma que procuram diretamente o nosso hoje aguerrido hospital municipal de São Luís e muitas se interagem comigo, dando excelentes informações acerca da qualidade de atendimentos recebidos em todas as acepções.
Lembro quando da inauguração do hospital, em 22 de junho de 2024, logo na primeira tarde, mais de 250 atendimentos foram realizados, inclusive com internações. Algo fantástico e denotador de que, quando querem fazer, fazem. Basta a vontade política e sensibilidade mediante compromisso social, sobretudo. Foi exatamente o que aconteceu, em face do gestor de então que hoje prorroga seu mandato, por merecidos aplausos nas urnas em 2024.

Ainda, além dos atendimentos as demandas normais da cidade de São Luís, hoje o Hospital Veterinário Municipal da cidade tem atendido a diversas pessoas oriundas de vários municípios do estado do Maranhão, que vem à capital buscar tratamentos e salvar seus animais domésticos acometidos de patologias complexas. E o interessante que não tem buscado o hospital da Uema, mas o municipal recorrentemente.

O relatório das atividades desenvolvidas de junho a dezembro de 2024, emitido pela gestão do hospital, dá conta que mais de três mil atendimentos foram realizados, dentre consultas, vacinações, cirurgias e exames diversos, sempre com a excelente coordenação do atual diretor, o médico veterinário Arnaldo Muniz Garcia; que, além de atencioso e prestativo, é ultra conhecedor dos protocolos. É o que recebo de mensagens e comentários de vários segmentos de proteção animal existentes na cidade.

Sabe-se que não é fácil a manutenção de uma unidade hospitalar sobre qualquer espécie, pois o custo é alto; porém, o benefício aos animais não humanos e a seus tutores, são valores incomensuráveis e de grande responsabilidade ambiental em todas acepções. O que nada impede de que a gestão municipal possa ventilar a criação de fundo municipal de proteção animal, cuja receita possa advir de diversas fontes no por vir. Daí, lança-se de já a sugestão.

Assim, é de se registrar que nove meses de hospital veterinário municipal de São Luís, uma nova realidade se instalou na vida dos tutores e protetores de animais na capital do Maranhão, mais precisamente em grande quantidade os de baixa renda, e deixar de firmar esse registro por também ser tutor e ativista da causa animal, penso que seria até um insensibilidade ante tantas mensagens que comumente recebo dando conta desse nível de satisfação social com a grande política pública implantada na cidade que tinha uma dívida histórica com os animais não humanos e humanos que tanto ama seus pets no cenário de cotidiano de vida em passagem pela Terra.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens