Equatorial reforça orientações de segurança para evitar acidentes envolvendo poda de árvores
Distribuidora alerta sobre os riscos e perigos de podar vegetação próxima ou em contato com a rede elétrica

Equipes da Equatorial realizam a poda de árvores quando os galhos já estejam em contato com a fiação elétrica
Para que as árvores cresçam de forma saudável e ordenada, é fundamental a realização de manutenção e podas regulares, para que seus galhos não afetem à rede elétrica. A falta desses cuidados pode acarretar em sérios problemas que afetam a população, como interrupções no fornecimento de energia, rompimento de cabos, quebra de postes, curtos-circuitos, incêndios e até risco à segurança da comunidade.
Para reduzir os riscos de acidentes com a rede elétrica, a Equatorial Maranhão realizou, em 2024, mais de 134.417 podas preventivas em árvores e 8.058 km de limpezas de faixa em todos os 217 municípios maranhenses.
No entanto, ainda há um grande desafio: a intervenção indevida de terceiros na rede elétrica. Em 2024, foram registradas 2.760 ocorrências de podas realizadas pela população por conta própria, o que afetou o fornecimento de energia. Já em 2025, quase 500 ocorrências semelhantes foram registradas, reforçando a necessidade de conscientização sobre os riscos dessa prática.
“Para evitar riscos à segurança da população e ao sistema elétrico, realizamos manutenções, corte de galhos e vegetação próxima ou em contato com a rede elétrica. Esse serviço é essencial para prevenir curtos-circuitos, falta de energia e acidentes causados por galhos que cresceram demais e atingiram a rede. Na região sul do estado, por exemplo, já investimos mais de R$ 7 milhões em manutenções em 2024, incluindo poda de árvores e limpeza de faixa. Somente este ano, já executamos mais de 6 mil podas e a limpeza de faixa em 198 hectares, demonstrando nosso compromisso com a segurança e a qualidade do fornecimento de energia”, ressaltou o executivo de Manutenção da Equatorial Maranhão, Tarcísio Fonteles.
RISCOS E PERIGOS
A Equatorial alerta ainda sobre os riscos de intervenções em árvores próximas ou em contato com a rede elétrica. Somente profissionais da Equatorial, habilitados e autorizados, devem realizar essa prática.
Alguns cuidados importantes:
• Sempre busque um profissional habilitado para realizar a poda em casos de árvores em locais privados, antes que elas se aproximem da rede elétrica;
• Não realize poda em dias de chuva. Além do risco com a eletricidade, os ventos fortes podem ocasionar a queda da árvore ou lançar equipamentos e galhos na rede elétrica;
• Mantenha uma distância segura da rede elétrica durante a realização da atividade. Tome cuidado também para que os galhos cortados não caiam sobre a fiação;
• Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica;
• Em casos de árvores localizadas em espaços públicos, entre em contato com a prefeitura do seu município para solicitar a poda, antes que a vegetação se aproxime ou atinja a rede elétrica.
Quem é responsável pela poda de árvores?
A manutenção da arborização localizada em vias públicas é de responsabilidade dos órgãos de paisagismo urbano da prefeitura de cada município, que devem podá-las sempre que necessário, para evitar que cheguem até a rede elétrica e afetem o fornecimento de energia. Já nos casos de árvores localizadas em imóveis ou terrenos privados, o proprietário deve podá-las e evitar que se aproximem da rede elétrica.
Nas situações em que os galhos já estejam em contato com a fiação, a Equatorial Maranhão realiza a poda com suas equipes especializas, para evitar que haja a interrupção do fornecimento de energia ou até acidentes. Por isso, a Distribuidora alerta a população sobre a importância da prevenção e cuidados na hora dessa prática.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.