CAJUEIRO: Porto São Luís entrega ao governo do Estado a nova sede da UEB Manuela Varela
Espaço construído pela empresa inclui salas de aula com ar-condicionado e quadra poliesportiva coberta

Os diretores Giovanni Detomini e Juliana Orru, o governador Carlos Brandão e o secretário Júnior Marreca (Seinc), com o CEO do TUP Porto São Luís Guilherme Penin, na inauguração da nova sede da UEB Manuela Varela no Cajueiro
Em uma solenidade oficial realizada na última segunda-feira (10), o TUP Porto São Luís entregou a nova sede da escola UEB Manuela Varela ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), com a presença do governador Carlos Brandão e do secretário de Indústria e Comércio Júnior Marreca. Também prestigiaram a entrega da nova escola, localizada na Rua Principal do Cajueiro, os secretários de Igualdade Racial, Gérson Pinheiro; e Jota Pinto, adjunto de Articulação Política; além da deputada estadual Mical Damasceno.
O evento contou ainda com a participação de Yáskara Fernanda de Castro e Patrícia Duarte, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed; da presidente do SindEducação, Sheila Bordalo; de lideranças comunitárias do Cajueiro e região, professoras, além de pais e alunos que participam dos projetos sociais educativos de apoio escolar (matemática e português) e esporte, mantidos pelo Porto São Luís desde o ano de 2023.
Além da atual diretora Zulema Isidora Ferreira, também foram convidadas ao palco durante a solenidade a professora Maria do Rosário Lima Raul e a senhora Alderina de Freitas Sousa, professora voluntária e fundadora da escola comunitária, que se tornaria a atual UEB Manuela Varela. Emocionada, ela agradeceu ao Porto São Luís e ao governo do Estado.
“Eu cheguei ao Cajueiro nos anos 80 e fui convidada para lecionar, como voluntária, para as crianças num barracão, pois aqui não havia escola naquela época. Plantamos uma semente e olha aonde chegou. É um sonho ver esta escola assim, sou só gratidão”, disse dona Alderina.

Governador Carlos Brandão entre e o secretário Júnior Marreca e o CEO do TUP Porto São Luís Guilherme Penin celebraram a parceria que está gerando diversos benefícios para a comunidade do Cajueiro e região
UMA PARCERIA TRANSFORMADORA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
O TUP Porto São Luís foi representado na solenidade pelo seu CEO Guilherme Penin; pela diretora jurídica Juliana Orru e pelo diretor financeiro Giovanni Detomini, além da equipe técnica local.
Em seu discurso, Guilherme Penin ressaltou a valorização da comunidade, nesse exemplo de parceria entre a empresa e o governo do Estado.
“Este é um dia especial, porque não estamos apenas entregando uma obra de infraestrutura, mas um equipamento moderno que será uma verdadeira porta de oportunidades na educação de centenas de crianças e jovens dessas comunidades. O TUP Porto São Luís acredita no poder da educação para transformar vidas, e por isso, dentro de sua política de responsabilidade social e de valorização das comunidades, foi além do acordado legalmente, doando itens extras que garantem uma melhor experiência educacional na nova sede da UEB Manuela Varela”.
A entrega da nova sede da escola representa o cumprimento de obrigações presentes no Termo de Compromisso firmado pelo TUP Porto São Luís com o governo do Estado do Maranhão, por meio da Seinc.
“O Porto São Luís é um projeto importante para o Maranhão e, nessa contrapartida social, entregou à sociedade uma obra de extrema qualidade e de alto nível. Eu parabenizo o TUP Porto São Luís pela seriedade da condução desse acordo, e por ir além das obrigações legais, valorizando a comunidade com esses benefícios”, elogiou o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca.
No acordo, a empresa ficou responsável pela construção do prédio que substitui a antiga sede da escola; acrescida de uma nova área para o funcionamento da Educação Infantil (creche), no terreno regularizado e doado pelo governo do Estado.

Governador Carlos Brandão, secretário Júnior Marreca, os diretores Giovanni Detomini e Juliana Orru e o CEO Guilherme Penin, entre a equipe local do TUP Porto São Luís
Mas o TUP Porto São Luís foi além de sua obrigação legal e acrescentou como doação os seguintes itens extras: 16 aparelhos de ar-condicionado para a climatização de todas as salas; 2 bebedouros, 1 cozinha equipada com fogão industrial, coifa e freezer; além de uma subestação própria de energia elétrica trifásica de 75Kv.
A nova sede da UEB Manuela Varela segue o padrão construtivo e mobiliário oficial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A administração da escola será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed). E vai atender alunos residentes nas seguintes comunidades: Cajueiro (Andirobal, Praia do Cajueiro, Rua Principal, Egito, Sol Nascente, Guarimanduba 1 e 2), Mãe Chica, Arapapaí, São Benedito, Vila Conceição e Vila Maranhão.
Moradores das comunidades beneficiadas também expressaram gratidão e expectativas positivas com a nova estrutura para a educação de crianças e jovens da região. “Agora, nossos filhos terão uma escola digna e moderna, com todas as condições de aprendizado. Estou muito feliz”, disse o soldador Roberto Oliveira Mathias, que mora com seus três filhos bem ao lado da nova sede da UEB Manuela Varela.
As alunas Ágata Luiza, Larissa e Geovana Silva entregaram desenhos com mensagens de gratidão ao governador e declararam que estão ansiosas para estudar na nova escola, que segundo elas “é linda, muito espaçosa, tem parquinho pra gente brincar e ar-condicionado nas salas, tá perfeito”.
O governador Carlos Brandão ressaltou a importância das ações que beneficiem os moradores do Cajueiro, no entorno do empreendimento.
“Desde o início do processo de instalação do Porto, destacamos a importância de oferecer mais benefícios à comunidade. O TUP Porto São Luís já realizou cursos para a qualificação de pessoas da região, construiu e entregou um complexo de segurança que inclui Delegacia de Polícia Civil e Quartel da Polícia Militar na Vila Maranhão e agora entrega essa escola que vai beneficiar muitos alunos da região”, declarou o governador.

Governador Carlos Brandão e a deputada estadual Mical Damasceno, as representantes da Semed, Yáskara Fernanda de Castro e Patrícia Duarte com professoras da UEB Manuela Varela
ESTRUTURA INCLUSIVA PARA EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER
A nova escola oferece uma estrutura física moderna e diferenciada. São cinco salas climatizadas exclusivas para o Ensino Fundamental e quatro salas também climatizadas dedicadas à Educação Infantil (creche); além de uma sala multimeios / biblioteca e um laboratório de ciências; banheiros estruturados por faixa etária e gênero, e mais áreas, administrativas modernas e funcionais para professores, diretoria e equipe técnica; e dois bebedouros na área interna do prédio.
Com foco em acessibilidade, a nova UEB foi projetada para receber pessoas com deficiência (PCDs), e possui rampas de acesso a todas as áreas, além de banheiros adaptados.
A escola também possui espaços para o armazenamento adequado de materiais pedagógicos com almoxarifado e outro espaço para alimentos e despensa.
Outro destaque é a área de lazer e desporto, que inclui um pátio coberto, um playground ao ar livre para as crianças e uma quadra poliesportiva iluminada e coberta de 382 m², equipada com vestiários e banheiros masculino, feminino e para PCDs.
A estrutura reforça a proposta de integrar a educação ao esporte e às atividades lúdicas, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.
O abastecimento de água é garantido por meio de poço artesiano com um castelo d’água, e o esgotamento através de fossa séptica garantem a autossuficiência e o pleno funcionamento da escola; a qual é abastecida por uma subestação própria de energia elétrica de 75Kv trifásica.
A nova sede conta com um total de 1.560 metros quadrados de área construída. O investimento total do TUP Porto São Luís nesse equipamento foi da ordem de R$ 6,2 milhões.

Governador Carlos Brandão, o CEO do TUP Porto São Luís, Guilherme Penin; os secretários de Igualdada Racial, Gérson Pinheiro, Júnio Marreca e o secretário adjunto de Articulação Política, Jota Pinto; deputada estadual Mical Damasceno com crianças beneficiadas pelos projetos sociais do Porto, de esporte e educação
SOBRE A UEB MANOELA VARELA
No final da década de 70, uma escola comunitária foi construída por moradores da comunidade, na Rua Principal do Cajueiro, próximo à sede da União de Moradores. Após algumas mudanças, em 1985, foi construída a antiga sede da escola, inicialmente com apenas duas salas de aula.
O nome Manuela Varela foi dado em homenagem àquela que foi uma grande professora, tia da ex-vereadora Lia Varela.
Mesmo com a estrutura física já bastante deteriorada; e com apenas 4 salas de aula, um único banheiro e uma biblioteca (que também era sala de aula da Educação Infantil 1 e 2), em 2024 a escola disponibilizou cerca de 138 vagas, distribuídas entre 7 séries: Educação Infantil 1 e 2; e as séries do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; funcionando nos turnos matutino e vespertino.
A atual administração da UEB Manuela Varela é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que também vai administrar a nova sede, podendo inclusive, ampliar o número de vagas ofertadas na nova escola.
Para a comunidade do Cajueiro e região, a UEB Manuela Varela é reconhecida como um verdadeiro “elo comunitário entre diversas gerações que passaram pela escola”.

As alunas da UEB Manuela Varela Ágata Luiza, Larissa e Geovana Silva entregaram desenhos em agradecimento ao governador, pela nova sede da escola
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.