Fechar
Buscar no Site

Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão está com baixo estoque

Maternidade de Alta Complexidade precisa de doação de leite humano, para ampliar seu estoque

O Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), localizada em São Luís, está com baixo estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação. A unidade está em busca de novas doadoras de leite materno.

Atualmente, o banco de leite opera com a média de dois litros de leite diários, quando o ideal seriam cinco litros, para manter os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em dieta plena com leite materno.

A coordenadora Banco de Leite Humano da Macma, Irenildes Costa, falou da importância da doação do leite materno para garantir a alimentação saudável do bebê prematuro. “É necessário que tenhamos mais doações pois em caso contrário teremos que redistribuir o que já temos e complementar as necessidades com fórmula láctea, que não é o ideal para os bebês prematuros. Eles dependem das doações para serem alimentados com leite materno, que é considerado o padrão ouro da alimentação. Por tudo isso, enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda a essa demanda”, explicou.

O leite coletado é especificamente destinado a crianças recém-nascidas internadas na UTI, especialmente aquelas prematuras. O processo de doação de leite se dá por meio de uma triagem para garantir a segurança do material. O leite passa por um processo de pasteurização e análise para garantir sua segurança antes de ser distribuído para os bebês prematuros.

DOAÇÃO DE FRASCOS

Além das mães, a população pode ajudar na rede de apoio às mães que amamentam. Basta doar frascos de vidro (do tipo nescafé), nos tamanhos pequeno e médio, para o armazenamento do leite. Os frascos são utilizados pelo Banco de Leite para coleta, pasteurização e distribuição de leite humano para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A entrega dos frascos pode ser feita na Macma ou através de agendamento por telefone. Os frascos de vidro doados passam por processo de lavagem e esterilização na unidade. Após os procedimentos de higienização, os potes serão utilizados.

BANCO DE LEITE

O Banco de Leite da maternidade funciona na Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N – Cohab Anil I, em São Luís, de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Toda mulher que amamenta pode ser doadora. Para doação de frascos ou interesse em se tornar doadora, basta ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp (98) 99213-6886 ou (98) 3245-3457/3245/2757, que será agendada a visita de uma equipe para orientar a mãe sobre a higienização, massagem, extração e uso da bomba de extração e sua esterilização.

A equipe não faz extração do leite materno, mas distribui os vidros para acondicionamento de leite e faz o recolhimento a cada sete dias na casa das mães.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens