SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA: Unidade do Fórum de São Luís atuou em 408 processos no ano de 2024
A Divisão de Serviço Social e Psicologia do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), no ano de 2024, atuou em 408 processos judiciais. A equipe técnica também realizou 294 visitas domiciliares e institucionais e 875 entrevistas. A unidade presta assessoramento às seis varas de Família; às duas de Interdição, Sucessão e Alvará; e à Vara Especial do Idoso e Registros Públicos, por meio da realização de laudos psicológicos e relatórios sociais em Serviço Social.
A equipe faz a análise de cada caso (estudos sociais e avaliações psicológicas), nos processos encaminhados pelas unidades judiciárias. Os relatórios elaborados pelo setor, tanto os estudos sociais (Serviço Social) quanto os psicológicos (Psicologia), são utilizados para embasar as decisões judiciais das varas do Fórum de São Luís atendidas pela Divisão.
Além do suporte às varas, por meio de documentos técnicos – estudos e relatórios sociais, laudos sociais e psicológicos, avaliações psicológicas e pareceres social e psicológico – as profissionais da Divisão participam também de audiências judiciais, se convocadas pelo magistrado ou magistrada, quando há oitivas de crianças e adolescentes.
Na área administrativa, o setor faz o atendimento aos advogados e advogadas e às partes envolvidas nos processos judiciais e, quando procurado, também atende o público externo, prestando informações. Já a área do serviço social inclui atividades como elaboração de relatórios sociais, atendimento social (entrevistas) com partes dos processos, encaminhamento de usuários externos às instituições especializadas, entre outros serviços. As profissionais da Psicologia são responsáveis pela aplicação e avaliação de testes psicológicos, confecção de relatórios psicológicos e entrevistas.
Em 2024, a equipe da Divisão de Serviço Social e Psicologia também participou, com analistas instrutoras, dos minicursos “Conhecendo o ChatGPT: A Inteligência Artificial ao seu Alcance” e “Aperfeiçoamento em Serviço Social no Sociojurídico – DSSP” e palesta durante a Campanha do Setembro Amarelo, que abordou a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Além disso, a equipe participou de capacitações oferecidas pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em temáticas diversas, como acessibilidade, assédio, diversidade, socioambiental, e ética no serviço público.
Na unidade atuam 18 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogas, técnico e auxiliares judiciárias e mais cinco estagiárias dos cursos de Serviço Social e Psicologia. São especialistas em saúde mental, saúde e ambiente, terapia familiar e de casal, políticas públicas, reengenharia e gestão de recursos humanos, em violência doméstica contra crianças e adolescentes, Direito de Família, conciliação familiar, psicopedagogia, gestão estratégica e qualidade, gestão e planejamento de projetos sociais, psicomotricidade, entre outras.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.