Fechar
Buscar no Site

Em noite de muita sofisticação, Amclam dá posse a sete novos acadêmicos

Mesa de Honra: (Esquerda para direita) Promotor de Justiça Chai, advogada Yd-Olanda, promotor de Justiça Gonzaga, vereador Dr. Gutemberg, Cel. Jáder (Representando o governador Carlos Brandão), Cel. Furtado (Presidente da Amclam), vice-prefeita Esmênia Miranda, promotor de Justiça Gladston, professor universitário Márcio Aleandro, advogada Fabiane e o Cel. Malheiros (Foto: Roberto Cunha)

Em uma solenidade de posse realizada no elegante salão da Alessandra Beleza Buffet, a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) deu um significativo passo em sua história ao receber sete novos membros. O evento, marcado pela sofisticação e simbolismo, contou com uma decoração que remetia à tradição e à nobreza. As novas adesões incluem as advogadas Yd-Olanda e Fabiane, os promotores de Justiça Gladston, Luiz Gonzaga e Chai; o coronel Malheiros e o professor da Ufma Márcio Aleandro.

Fundada há quase sete anos, a Amclam tem sido um farol no cenário cultural e intelectual do Maranhão, reunindo intelectuais de diversas áreas, como membros das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Magistratura, do Ministério Público e de universidades. Com o compromisso de promover a pesquisa, a arte e a literatura, a Academia segue construindo um legado duradouro.

A solenidade, realizada no último dia 12, teve início com a tradicional entrada dos acadêmicos veteranos acompanhados de seus consortes. Em seguida, a entronização da bandeira nacional, do estado do Maranhão e do estandarte da Academia, conduzida por cadetes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, simbolizou um momento de patriotismo e orgulho institucional.

O ponto alto da cerimônia foi o acendimento das luzes da sabedoria pela acadêmica Veraluce, professora doutora da Ufma. Este ato emocionante simbolizou a busca constante pelo conhecimento e sabedoria e antecedeu a entrada dos novos acadêmicos. Eles foram calorosamente recepcionados pelo acadêmico Castro, desembargador do TJMA, que enfatizou a natureza dinâmica da Academia e a importância de cada membro em sua evolução.

Representando os novos membros, Gladston Fernandes, promotor de Justiça, destacou a diversidade de talentos que agora compõem a constelação intelectual da Academia. “Trazemos conosco novas perspectivas e ideias, enriquecendo ainda mais o debate e a produção de conhecimento. Esperamos, com vigor, lealdade e humildade, retribuir a confiança depositada em nós”, concluiu Gladston.

A mesa de honra contou com a presença da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, que fez uma bela analogia: “Assim como o rio de Heráclito, a Amclam está em constante transformação, buscando soluções inovadoras para os desafios do presente”. O coronel BM Jáder, representando o governador Carlos Brandão, destacou a relevância de preservar a memória e fortalecer a identidade cultural do Maranhão.

COMPROMISSO DA AMCLAM

Em seu discurso, o presidente da Amclam, coronel Furtado, celebrou as conquistas da Academia e deu as boas-vindas aos novos membros, reafirmando o compromisso da instituição em construir um futuro mais promissor para o Maranhão, promovendo a cultura, a ciência e as artes. “Juntos, continuaremos a inspirar gerações futuras e a contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

O presidente também relembrou realizações importantes da Academia, como o Congresso Nacional das Academias de Letras Militares (Conambras) e o Concurso Nacional Pedro Ivo de Poesia, e reconheceu o trabalho dos parceiros institucionais que contribuem para os avanços conquistados. Entre os homenageados estavam o fotógrafo Roberto Cunha, o mestre de cerimônias J. Cutrim e o empresário Carlos Souza, da Kaf Gráfica.

A solenidade foi encerrada com o lançamento da “Antologia III Amclam & Convidados” e um jantar ao som de uma seleção musical impecável, sob a direção dos consagrados cantores Rogerinho e Taty Pereira, proporcionando um encerramento memorável para a noite.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens