Fechar
Buscar no Site

Vida do presidente da Província “Barão de Pindaré” é tema do VI Ciclo de Palestras da Amclam

Cel. Furtado (presidente da Amclam), com o palestrante Cel. Honório e seus familiares

Na última terça-feira (3), a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) encerrou seu VI Ciclo de Palestras em 2024, com uma apresentação proferida pelo acadêmico José Maria Honório de Carvalho Filho, intitulada “Vida do presidente da Província do Maranhão: Barão de Pindaré”.

Antônio Pedro da Costa Ferreira (Barão de Pindaré) foi autor da promulgação da Lei nº 21, de 17 de junho de 1836, que criou o Corpo Policial da Província (gênese da atual Polícia Militar do Maranhão) e a Biblioteca Pública (depois denominada Benedito Leite), entre outras grandes decisões, tendo sido um importante político do século XIX, nascido na Vila de Alcântara, um dos locais mais importantes da Província do Maranhão, à época.

O palestrante, Coronel Honório, ocupou o mais alto posto da PMMA e comandou o Batalhão de Polícia de Turismo, responsável pelas áreas turísticas de São Luís e Barreirinhas. Após sua transferência para a reserva remunerada, foi convidado a chefiar o gabinete da Companhia de Saneamento do Maranhão (Caema). Casado com a major Gardene, é pai de dois filhos e tomou posse na Amclam em 23 de agosto de 2019, sendo o titular da cadeira nº 28.

A Amclam, um dos sodalícios culturais mais relevantes do Maranhão, integrado por militares da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, além de magistrados, membros do Ministério Público e professores universitários. A instituição promove diversas atividades acadêmicas e culturais de cunho científico, literário e artístico.

Antes da palestra, ocorreu uma Assembleia Geral Ordinária, para avaliação da prestação de contas, as quais foram aprovadas por unanimidade. Na oportunidade, o presidente da Amclam, Coronel Furtado fez a apresentação dos acadêmicos recém-eleitos para comporem o sodalício:

  • Cadeira nº 05: Promotor de Justiça Gladston Fernandes de Araújo;
  • Cadeira nº 11: Promotor de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coêlho;
  • Cadeira nº 17: Coronel José de Ribamar Malheiros;
  • Cadeira nº 34: Professor da Ufma Márcio Aleandro Correia Teixeira;
  • Cadeira nº 36: Advogada Yd-Olanda Bráulia Moreira Marques;
  • Cadeira nº 38: Advogada Fabiane dos Santos Santana Moreira;
  • Cadeira nº 40: Promotor de Justiça Cassius Guimarães Chai.

Ao se manifestarem, receberam as boas-vindas dos acadêmicos presentes. A cerimônia de posse dos novos membros está programada para ocorrer no próximo dia 12, na Casa de Eventos Alessandra Beleza, situada na Avenida dos Holandeses, bairro do Calhau em São Luís/MA.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens