Amclam celebra a chegada de sete novos acadêmicos
Dando continuidade à expansão de seu quadro de membros efetivos, a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) abriu o Edital nº 05/2024 – Processo Seletivo para Acadêmicos Efetivos, oferecendo as cadeiras de nº 05 – Patrono: tenente-coronel PMMA Adevaldo Wilson Pereira; nº 11 – Patrono: escritor Josué de Sousa Montello; nº 17 – Patrono: coronel PMMA Alberto Corrêa Maia; nº 34 – Patrono: príncipe Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador, “Dom Pedro II”; nº 36 – Patrono: alferes Aníbal Moraes Souto; nº 38 – Patrono: deputado provincial José Joaquim Rodrigues Lopes; e nº 40 – Patrono: médico Raimundo Nina Rodrigues. A posse dos novos acadêmicos está prevista para acontecer no dia 12 de dezembro, deste ano, às 19h, no Buffet Alessandra Beleza na Avenida dos Holandeses, Calhau.
O processo seletivo da Amclam compreende uma etapa inicial, na qual os interessados, ao tomarem conhecimento do processo aberto, apresentam seus nomes ao sodalício, cumprindo requisitos como: demonstrar habilidade em uma das vertentes literária, científica ou artística; comprovarem ser policiais e/ou bombeiros militares, ou ainda descendentes (filho, pai ou mãe) ou cônjuges, policiais civis, membros da magistratura, do Ministério Público e professores universitários; em caso de outros civis comprovarem o vínculo com a PMMA ou CBMMA durante as últimas duas décadas; apresentar uma produção conforme a área de habilidade; apresentar currículo vitae e biografia devidamente comprovado com documentação.
Satisfeitas essas exigências, uma Comissão Avaliadora das Inscrições verificará se o processo está instruído conforme as normas editalícias, para então os nomes dos que vencerem essa etapa, seguirem para discussão em Assembleia Geral, com um minucioso relatório.
Neste ano, foram selecionados: o promotor de Justiça e professor pós-doutor Gladston Fernandes de Araújo (Cadeira nº 05); o promotor de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coêlho (Cadeira nº 11); o coronel PMMA José de Ribamar Malheiros (Cadeira nº 17); o professor universitário doutor Márcio Aleandro Corrêa Teixeira (Cadeira nº 34); a advogada Yd-Olanda Bráulia Moreira Marques (Cadeira nº 36); a advogada Fabiane dos Santos Santana Moreira (Cadeira nº 38) e o promotor de Justiça e professor pós-doutor Cássius Guimarães Chai (Cadeira nº 40).
EXCELENTES CANDIDATOS
O presidente Carlos Furtado, após a decisão soberana da Assembleia Geral, afirmou: “A Amclam sempre atrai excelentes candidatos para compor o seu quadro e esse cuidado é verificado nas várias etapas do processo seletivo. As assembleias para escolha dos aprovados e vencedores nas etapas anteriores, são cercadas de cuidado e zelo pelos acadêmicos veteranos, vez que o sodalício é composto por membros de diversas classes, entretanto, vive em um clima de verdadeira família, harmônica e tranquila. É também um dos sodalícios maranhenses onde a produção intelectual se destaca, com um número significativo de obras literárias, científicas e profissionais lançadas ao longo de quase sete anos de existência. Outro ponto importante é um simbolismo militar, o glamour de seus eventos solenes e comemorativos que tem encantado a todos que têm a oportunidade de vivenciá-los. A gestão administrativa, comprometida com resultados, foca em atenção aos seus principais valores, os acadêmicos e suas famílias”.
Furtado concluiu, destacando o vasto portfólio de atividades da Academia, mencionando que é comum os acadêmicos serem convidados para eventos em diversas unidades da federação e serem reconhecidos por suas contribuições, o que se torna um grande orgulho e satisfação para a gestão desta importante agremiação cultural, que já se consolidou no cenário nacional e avança em seu processo de internacionalização com as suas congêneres.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.