Fechar
Buscar no Site

Coronel Carlos Furtado assume presidência da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal

Coronel Furtado com presidentes de academias militares dos estados de Tocantins, Rio Grande do Norte, Goiás, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

As dependências do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Lago Sul, em Brasília, foi palco da transferência da gestão da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (Almebras), ocasião em que o maranhense coronel veterano da Polícia Militar do Maranhão Carlos Furtado, que também preside a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), assumiu os destinos da Academia Nacional para o próximo triênio.

Na oportunidade, também, ingressou no quadro de membros o major veterano PMMA Roberto Júnior.

O evento comemorou, ainda, os seis anos de aniversário da instituição.

Estiveram presentes com suas famílias, os dois oficiais já mencionados e também o coronel Ubirajara (BMRS), que fez a passagem da gestão; o coronel Roberto Menezes (PMSC), o coronel Rufino (CBMPB), também presidente da Almep; o coronel Ângelo (PMRN), presidente da Aphicum; a TC (PMTO) Lucelita e o major PMTO Carvilio, todos membros do sodalício.

A solenidade foi prestigiada pelos presidentes das academias castrenses: Alcam-TO, coronel PMTO Albuquerque; da Almesc, coronel PMSC Shauffert; da Alcam/Asof, coronel PMGO Lemos.

Presentes, também, os membros representantes da Federação Brasileira das Academias de Ciências, Letras e Artes (Febacla) e outros convidados. Após a cerimônia foi servido um jantar.

A Almebras é apoiada pela Federação Nacional das Associações de Oficiais das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados brasileiros, presidida pelo coronel veterano Maron, da PMSC.

A gestão do coronel Ubirajara fez a entrega da obra Os Patronos, que contou com a participação de membros da Almebras e também exemplares da Revista Laço Húngaro, enquanto o primeiro presidente coronel Roberto (PMSC) fez a entrega de exemplares da obra “Almebras, o início”.

O evento marcou pelos momentos agradáveis e salutares na capital federal.

Em seu discurso de posse, coronel Furtado agradeceu a presença dos confrades e confreiras, presidentes de sodalícios, e os amigos de vários Estados brasileiros, destacando em especial a presença de sua esposa, a senhora Fabiane Moreira, aduzindo que ao tempo que se sentia honrado, também se sentia desafiado. Destacou o legado deixado pelos seus antecessores, coronel Roberto Menezes (PMSC) e coronel Ubirajara Anchieta (BMRS).

Coronel Furtado assumiu o compromisso de realizar uma gestão comprometida, para tornar a Academia mais forte, pujante e eficaz. Embora compreenda as dificuldades e os desafios dos membros nos Estados brasileiros, lembrou que se almejamos ser reconhecidos e relevantes, precisamos de todos aqui, devidamente engajados e ativos, pois uma Academia de Letras não pode se sustentar apenas com publicações esporádicas e conversas em grupos de WhatsApp, precisamos mostrar ao Brasil, o talento e a criatividade de nossos membros, onde cada um deve fazer um esforço e contribuir proativamente para a cultura brasileira.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens