Fechar
Buscar no Site

Festejo de São José de Ribamar começa neste domingo (1º)

A festa do padroeiro do Maranhão segue até o dia 29 de setembro

Festejo de São José de Ribamar começa neste domingo (1º) e segue até o dia 29 de setembro

“Santuário: lugar do encontro, da Palavra e da fração do Pão”. Esse é o tema do Festejo São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, que começa no domingo (1º). Na programação, os devotos poderão participar de diversos momentos de espiritualidade, como missas, catequeses, batizados e peregrinações.

Segundo o reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto, a temática proposta para reflexão em 2024 está ligada à Campanha da Fraternidade e ao ano da oração. Sendo assim, o festejo será mais um espaço no qual os fiéis poderão se preparar para o ano jubilar de 2025, proclamado pelo papa Francisco como o Jubileu da Esperança.

“Para bem celebrar este tema, inspiramo-nos na pessoa de São José, homem do silêncio, da oração e da escuta da Palavra de Deus”, ressaltou o reitor, em sua carta aos devotos.

O reitor destacou, ainda, que a esperança não cede nas dificuldades, por isso “São José é um grande modelo de constância e de fé. Nas dificuldades e perseguições, não desanima nem perde a sua esperança em Deus”.

PROGRAMAÇÃO

A partir do dia 1º de setembro, o Festejo de São José de Ribamar terá missas de segunda a sábado às 11h, 15h, 17h e 19h; e, aos domingos, além desses horários, são acrescentados às 6h e 8h30. Essa programação seguirá até o dia 19.

No dia 20, inicia-se a novena ao Padroeiro do Maranhão, com missas diárias às 6h, 8h30, 11h, 15h, 17h e 19h. Já em 29 de setembro, dia do encerramento, as missas ocorrerão às 6h, 8h30, 11h, 13h e 15h. A romaria de encerramento iniciará às 16h, seguida de missa solene e show católico.

Os romeiros também poderão participar de catequeses e formações sobre grandes temáticas da vida eclesial, como sacramentos, sinodalidade, Nossa Senhora, São José, o Jubileu 2025, entre outros. Além disso, missionários leigos visitarão famílias ribamarenses no dia 15 de setembro, ao longo de todo o dia, para levar a Palavra de Deus e falar da importância da participação paroquial.

No dia 28 de setembro, haverá o Rito de Descida da imagem original para o oratório-andor, especialmente ornamentado para a procissão de encerramento da festa. Vale ressaltar que, anualmente, esta é a única ocasião em que há a descida da imagem original do altar-mor.

ROMARIAS

Serão várias as romarias organizadas pelo Santuário São José de Ribamar ao longo do festejo 2024. Já no dia primeiro de setembro, a abertura acontece com a Romaria da Alvorada, com concentração às 5h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Moropóia, em São José de Ribamar. Os fiéis percorrerão um trajeto de 2 km até o Santuário do Padroeiro do Maranhão, para a missa que marca a abertura oficial da Festa 2024.

Além desta, o festejo tem em sua programação as romarias das Comunidades (7), Juventude (8), Crianças e Coroinhas (14), Peregrinação e missa no Shopping Pátio Norte (14), Romaria Arquidiocesana (15) e Marítima (28). No dia 19 de setembro, dia Estadual e Municipal de São José de Ribamar, devotos realizarão a Romaria da Luz, com saída do Santuário às 18h, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.

O Santuário também acolherá romarias paroquiais e independentes. Entre elas, a Romaria dos Motoqueiros, que chegará ao largo da igreja no dia 7 de setembro, à 0h.

GRANDE ROMARIA CAMINHO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Este ano, os romeiros poderão seguir a tradição de caminhar ao longo da MA-201 no primeiro fim de semana do novenário, no dia 21 de setembro. A saída oficial da Grande Romaria será da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, com missa de envio às 19h30, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís. São 21 km de caminhada, realizada em aproximadamente 7h, durante toda a madrugada.

A novidade é que, em 2024, a MA-201 passou a se chamar “Caminho de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão”, a partir da aprovação da lei 12.359, de 17 de julho de 2024.

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MARANHÃO

Em abril, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, instituição ligada ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Estado, aprovou a concessão do registro de patrimônio cultural imaterial do Maranhão ao Festejo de São José de Ribamar. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 7 de maio.

Com isso, o governo do Maranhão passou a criar medidas para assegurar a continuidade, manutenção, e proteção do festejo, por meio de ações de salvaguarda, que são políticas públicas de preservação, promoção e fortalecimento do festejo.

“Animados pelo apelo do Papa Francisco e pelo exemplo de São José, desejamos realizar um grandioso festejo em preparação ao grande jubileu cristão. Para tanto, pedimos a presença participativa, as doações e a fervorosa oração de todos”, finalizou o padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens