Equatorial Maranhão inaugura primeiro Eletroposto de Bacabal
A iniciativa faz parte do projeto E+ Mobilidade Elétrica do Grupo e adiciona mais uma cidade ao projeto Rota do Sol
A Equatorial Maranhão inaugurou, na última quarta-feira (21), o primeiro Eletroposto da cidade de Bacabal. A novidade foi apresentada durante o “Giro Equatorial”, evento que teve como principal objetivo apresentar os resultados dos investimentos da Distribuidora, no Centro do Maranhão. O ponto para recarga foi instalado na Sede Administrativa da Equatorial Maranhão, localizada na BR-316, KM 361, Nº 132, Centro, e poderá ser utilizado gratuitamente por toda população.
Fomentando o uso e incentivo à mobilidade elétrica, o Eletroposto conta com dois pontos de recarga, de carregamento semi-rápido, com duração média entre 3h30 e 4h30 para atingir a carga completa, dependendo do modelo do veículo. O município de Bacabal passa a ser mais um ponto de recarga da Rota do Sol, onde é possível realizar o trajeto de 435 km, entre as capitais Teresina (PI) e São Luís (MA), abastecendo nos Eletropostos disponibilizados gratuitamente pela Equatorial.
O superintendente da Regional Centro da Equatorial Maranhão, Guilherme Medina, comemorou os novos investimentos no município e região. “Temos a satisfação de inaugurar nosso eletroposto, impulsionando a sustentabilidade e incentivando a população para a mobilidade elétrica. É muito gratificante todo o trabalho que temos feito, levando para a comunidade mais tecnologia e conforto. Nossa missão é tornar o Maranhão e a região Centro referência em desenvolvimento”, destacou o superintendente.
A implantação do eletroposto é mais uma iniciativa do Grupo Equatorial, através do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que atua fortemente no eixo de Inovação e Sustentabilidade da Distribuidora.
ROTA DO SOL
Para tornar possível o itinerário, a Rota do Sol disponibiliza sete postos de recarga, sendo quatro com carregadores rápidos (30/40 minutos para uma carga completa), gratuitamente para a população. Os postos estão localizados em São Luís, no São Luís Shopping; em Itapecuru-Mirim, no Posto Cacique 39; em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio; em Caxias, no Posto Mais Riachão, além de 3 carregadores semi-rápidos (3h30 a 4h30 para uma carga completa) localizados no Eletroposto da Equatorial Maranhão (Parque do Rangedor), no novo Eletroposto de Bacabal e no Eletroposto da Equatorial Piauí, no Parque da Cidadania.
SUSTENTABILIDADE
O uso de carros elétricos contribui com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais provenientes de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel).
A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário e tem como foco: Educação de Qualidade, Energia acessível e limpa e Ação Global contra a mudança global do clima.
PROJETO E+ MOBILIDADE ELÉTRICA
O Projeto E+ Mobilidade Elétrica faz parte da Plataforma E+ do Grupo Equatorial Energia, que inclui projetos de sustentabilidade voltados para as pessoas e para o meio ambiente. Seu objetivo é fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos, assim como o impacto da infraestrutura necessária para o seu bom funcionamento nos estados onde a Equatorial atua, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo da população com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros. O eletroposto tem como objetivo contribuir com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável e eficiente da energia elétrica, a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.