Fechar
Buscar no Site

Amclam premia vencedores do Concurso Nacional de Poesia “Pedro Ivo”

O coronel Carlos Furtado, presidente da Amclam, esteve à frente da premiação (Foto: J. Roberto)

O estado do Maranhão é uma das unidades federativas que possui tradição nas letras brasileiras e, no segundo quartel de 1800, foi considerada a Athenas Brasileira, destacando-se na literatura romântica com as criações poéticas de Gonçalves Dias, Odorico Mendes, João Lisboa e Sotero dos Reis.

Esse legado foi sustentado em outros momentos por expoentes que alcançaram a plenitude na literatura nacional e internacional. Na atualidade, mantendo a tradição, uma explosão de talentosos escritores juvenis, amadores e profissionais submeteram seus poemas à avaliação de uma Comissão Julgadora, integrada por professores especializados para participação no Concurso Nacional de Poesia “Pedro Ivo”, da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes (Amclam).

Em sua quarta edição, o Concurso vem ganhando a confiança e o espaço no meio literário-cultural brasileiro, comprovado pelo crescente número de inscrições a cada edição – uma verdadeira dádiva, que contou com representantes de 44 cidades brasileiras.

Após quase sessenta dias, desde a elaboração do edital, convite a um seleto grupo de professores especialistas, divulgação em mídias sociais e na imprensa, elaboração e produção de material diverso, definição de equipes de avaliação das inscrições, avaliação de poemas inscritos pela equipe julgadora, sistematização de dados e notas, convites aos candidatos para participação da solenidade de premiação, produção de certificados, aquisição de mimos e brindes, organização da solenidade de premiação com o envolvimento de profissionais e preparação do local do evento, com o direcionamento do maior poeta que já apareceu no mundo e sob as bênçãos do poeta homenageado, que se encontra na Academia Celestial, Pedro Ivo de Carvalho Viana, finalmente, chegou o grande dia, a solenidade de premiação.

Com o salão de eventos da Associação Maranhense de Escritores Independentes “Panteão da Cultura Maranhense”, em sua capacidade máxima de lugares ocupados e mais uma dezena de outras pessoas em pé, os participantes assistiram e testemunharam uma verdadeira festa literária, com declamações de poemas, entrega de reconhecimentos, entrega de certificações e premiação dos vencedores da quarta edição do evento.

Com a realização do Concurso Literário, a Amclam se firma no cenário nacional como um sodalício comprometido em divulgar as letras brasileiras, que envolve a todos sem nenhuma distinção ou discriminação, que mostra ao poder público que a cultura brasileira também envolve a poesia, pujante, contagiante e emotiva. Parabéns aos lídimos perpetuadores do legado dos consagrados escritores nacionais.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens