Fechar
Buscar no Site

Prefeitura de São Luís celebra mês da mulher com Dia D de prevenção ao câncer de colo uterino

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher e Março Lilás, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar, neste sábado (9), o Dia D, uma ação voltada para o público feminino. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão funcionar das 8h às 17h, para realizar a coleta de citopatológico de colo uterino e vacinar contra o HPV.

Março Lilás é o mês de conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, por isso, a rede municipal de saúde se mobiliza para orientar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância de realizar periodicamente o Papanicolau, exame que ajuda a detectar a infecção causada pelo vírus HPV e possíveis alterações.

O exame citopatológico de colo uterino será para mulheres de 25 a 64 anos, sem necessidade de agendamento prévio, e a vacinação contra o HPV estará disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

“A prevenção do câncer de colo uterino e de mama é prioridade da gestão municipal porque a detecção precoce permite que a mulher seja encaminhada imediatamente para tratamento, aumentando as chances de cura”, disse o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Mulheres em idade reprodutiva podem contar com diversos serviços nas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem pré-natal, planejamento familiar, prevenção de câncer ginecológico e exames de imagem como mamografia e ultrassonografia, além de inserção e retirada de DIU (dispositivo intrauterino).

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Susy Rodrigues, diz que não há dificuldade de acesso aos serviços. “A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde, onde se realiza a maioria dos atendimentos, e quando há necessidade de um especialista, a mulher é encaminhada para uma unidade de referência para consulta com ginecologista, obstetra ou mastologista. No caso dos exames, a usuária pode agendar na própria unidade de saúde”, explicou.

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, até fevereiro deste ano, foram realizados 43.090 exames de mamografia, 57.970 exames preventivos de colo uterino e quase 150 mil consultas de pré-natal.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens