Fechar
Buscar no Site

Ano acadêmico da Amclam é iniciado com Ciclo de Palestras – Rito de Elogio ao Patrono

Acadêmicos da Amclam compareceram ao primeiro Ciclo de Palestras – Rito de Elogio ao Patrono de 2024 (J. Roberto)

Após iniciar suas atividades com a segunda edição do Carnamclam, projeto artístico que se compõe de um baile e concurso de fantasias, ocorrido na sexta-feira gorda de carnaval; na última terça-feira (27), foi a vez das Letras, em continuidade ao já tradicional Ciclo de Palestras – Rito de Elogio ao Patrono. O acadêmico Roberto Carvalho Veloso, titular da cadeira nº 39, da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), realizou, no salão de eventos da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), no Shopping São Luís, no bairro Jaracaty, em São Luís, a palestra “Vida e Obra do Cônego José de Ribamar Carvalho”.

O evento foi prestigiado por autoridades, membros da magistratura federal e estadual, membros do Ministério Público, professores universitários, acadêmicos de diversos sodalícios e ex-alunos do palestrante, em uma noite concorrida e significativamente participativa. Após a palestra, o acadêmico Roberto Veloso recebeu o certificado pelo cumprimento do rito e foi homenageado com um troféu pelos seus confrades: um brasão da Amclam talhado em madeira em homenagem à sua recente promoção a desembargador.

CICLO DE PALESTRAS

A Amclam, desde 2019, desenvolve a atividade sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, no auditório da Amei. O projeto foi idealizado por sua diretoria para oportunizar que os seus membros possam discorrer, com mais riqueza de detalhes, sobre os patronos da Amclam, uma vez que as posses de seus membros, geralmente ocorrem em conjunto e em momentos festivos no dia do aniversário da Academia.

AMCLAM

A Academia foi criada e fundada em 31 de maio de 2018, no templo do seu patrono, Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão, Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, e é integrada por oficiais e praças das corporações estaduais militares do Maranhão, desembargadores e juízes federais e estaduais, procuradores e promotores de justiça, delegados da Polícia Civil do Maranhão, professores das universidades estadual e federal do Maranhão e outras personalidades que possuam laços profissionais e de amizade com a PMMA e CBMMA. Em sua significativa maioria, são doutores, mestres e especialistas acadêmicos, possuidores de habilidades nas ciências, letras e artes.

É presidida pelo coronel veterano Carlos Furtado, que se encontra em seu segundo mandato.

PALESTRANTE

Na ocasião, foi feita a entrega do brasão da Amclam ao confrade Roberto Veloso (J. Roberto)

Roberto Carvalho Veloso é membro da cadeira nº 39, da Amclam, patroneada pelo cônego José de Ribamar Carvalho, pós-doutor em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; doutor em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e graduado em direito pela Universidade Federal do Piauí (1987), com uma carreira vitoriosa no Ministério Público do Maranhão e na magistratura federal. É autor, coautor e organizador de várias obras na área do direito e, atualmente, é desembargador federal com atuação em Brasília no TRF1.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens