Fechar
Buscar no Site

Palestra destaca a vida e a obra do músico João Carlos Dias Nazareth

O coronel Carlos Furtado, presidente da Amclam, com acadêmica Sônia Muniz, ladeando o quadro com a imagem do homenageado (Foto: J. Roberto)

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) realizou, na noite da terça-feira da semana passada (5), no Panteão AMEI, mais um evento de excelência, significativamente elogiado por todos os presentes.

Em cumprimento ao V Ciclo de Palestras “Elogio ao Patrono”, a acadêmica Sônia Rosita Costa Muniz, artista plástica, 2ª ocupante da cadeira n° 12, patroneada pelo Maestro João Carlos Dias Nazareth, surpreendeu os presentes com uma palestra recheada de novidades.

Realizando uma profunda pesquisa em várias instituições, entrevistas e consultas a várias personalidades, Sônia Muniz propiciou aos presentes momentos agradáveis em que reinaram a versatilidade e o bom gosto, trazendo à baila um material qualitativo sobre a vida e a obra desse insigne imortal músico, compositor, escritor, ator cinematográfico, folclorista, militar e, por aclamação, um dos maiores maestros maranhenses.

Na plateia, seu neto Jorvanie Nazareth, representante da família, em vários momentos, ficou maravilhado com algumas informações que desconhecia.

O público, integrado por militares, escritores, acadêmicos e interessados, cantou, juntamente com os músicos convidados, o “Hino da Polícia Militar do Maranhão”, bem como os sucessos gravados pela filha Alcione de Nazaré “Cajueiro velho” e “Etelvina minha nega”, todos de autoria do músico e compositor, interpretados pela cantora maranhense Fátima Passarinho, acompanhada pelo trompetista Pedro Henrique e pelo violonista Arlindo Piupiu.

Com inserções sobre Pedro Ivo, ocupante anterior da cadeira n° 12, a artista plástica palestrante, ao final, presenteou a Amclam com uma tela pintada para a ocasião, “Maestro com o seu pistom”, em que retrata João Carlos com o instrumento que o consagrou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens