Amclam mantém aproximação com as instituições de ensino superior
A diretoria da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) tem primado por uma importante ação, que é a aproximação das Universidades.
Logo após a sua fundação, em 31/05/2018, iniciou diálogos com as reitorias das Universidades, visando a uma conjugação de esforços entre as instituições, propiciando oportunizar à sociedade maranhense a oferta de atividades científicas e acadêmico-literárias.
O convite aos professores universitários para integrar o novel sodalício fortaleceu os ideais da agremiação objetivando inserir as expertises como membros já consagrados das Academias (Universidades) no viés científico, e, a partir dessa iniciativa, os professores mestres José Olímpio da Silva Castro e Francisco Marialva Mont’Alverne Frota, professores doutores Laércio Marques do Nascimento Filho e Vera Lúcia Bezerra Santos, aceitaram o desafio e participaram da fundação da Amclam. Depois veio o professor doutor Sanatiel de Jesus Pereira.
Outros profissionais que participaram da criação da Academia e outros membros que já possuíam em sua bagagem de conhecimentos o mestrado e o doutorado: desembargador Alberto Tavares Vieira da Silva (posteriormente se desligou a pedido), major PMMA Antônio Roberto Santos Júnior, major PMMA Wermerson Pinheiro Barbosa (posteriormente se desligou a pedido), o padre Raimundo Gomes Meireles, os coronéis PMMA Raimundo de Jesus Silva e Carlos Frank Pinheiro de Oliveira, delegado da PCMA Márcio Henrique Teixeira Araújo.
A cada ano, novos membros com esse nível de formação e conhecimento tomaram posse: cadete PMMA Matheus Brandão Campos, coronel CBMMA Célio Roberto Pinto de Araújo, capitão CBMMA Carlos David Veiga França, tenente-coronel CBMMA Marco Aurélio de Jesus Pio (in memoriam), capitão CBMMA Felipe Freitas Zenkner (desligou-se a pedido), desembargador federal Roberto Carvalho Veloso e o major PMMG Carlos Alberto Braga da Silva (acadêmico correspondente).
Seguindo a construção de parcerias, as Universidades Federal e Estadual do Maranhão, ainda em 2019, assinaram Termos de Cooperação Técnica e Científica com a Amclam. Posteriormente, foi firmada a parceria com o Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz (Nupeji), cadastrado junto ao Conselho Nacional de Pesquisa da Ufma, no Campus de Imperatriz, e a Fundação Sousândrade (FSadu).
Como resultado dessas auspiciosas parcerias, a Ufma e a Uema participam ativamente de eventos científicos, como o exitoso 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares (Conambras), protagonizado pela Amclam em 2022, a publicação de obras dos acadêmicos do sodalício, além de desenvolverem uma permanente troca de experiências educacionais e acadêmicas.
Na última semana de outubro, o acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira, presidente da Amclam, e o magnífico reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor doutor Walter Canales, assinaram o 2º Aditivo ao Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, visando à continuidade de ações em prol da educação e cultura maranhense, solenidade que contou com a presença do vice-reitor, professor doutor Paulo Catunda, que também assinou o documento como testemunha. Essas iniciativas, tendo o Estado do Maranhão como pioneiro, alastram-se Brasil afora.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.