Servidores do Departamento de Oceanografia e Limnologia recebem as “Palmas Universitárias”
Em solenidade realizada no dia 28 do mês passado, o técnico de Oceanografia Pedro Amaral França Filho e o Prof. Dr. Arkley Marques Bandeira, lotados no Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (DEOLI-UFMA), foram homenageados pela Instituição com a distinção honorífica “Palmas Universitárias”. A honraria é um reconhecimento à integridade, dedicação, excelência nos resultados de trabalho e ao compromisso institucional dos homenageados.
Servidor da UFMA desde 1975, onde iniciou suas atividades no Departamento de Patologia, Pedro Amaral está há 25 anos no DEOLI, antigo Labohidro. Atuação na pesquisa de águas, coleta de material natural em áreas de rios, manguezais e em alto mar para uso em sala de aula e laboratórios, e ainda na coleta de sementes de plantas nativas para o reflorestamento de áreas degradadas. Também colaborou na prestação de serviços de análises clínicas e na mobilização popular para campanhas de exames preventivos na UFMA.
50 anos de UFMA – “Cheguei na UFMA aos 18 anos e estou com 67. São quase 50 anos de UFMA. Vi a Universidade crescer, principalmente na gestão dos reitores Cabral Marques e Natalino Salgado. Aprendi muito aqui. Como técnico na área de patologia clínica fiz centenas de exames de fezes para a comunidade. Também mobilizamos milhares de moradores da região do Itaqui-Bacanga para realizarem exames preventivos, aqui na UFMA. Amo o meu trabalho”, disse Pedro Amaral.
“Não esperava nunca ser homenageado. Os professores Marcelo Silva e Antônio Carlos Leal que me deram a boa notícia. Amo o que faço. A minha história de vida foi construída aqui na UFMA. Por isso, quero ver a Universidade crescendo cada vez mais. Que sempre supere as dificuldades, tenha recursos para o bom funcionamento e melhore a vida das pessoas. A UFMA é muito importante para o Maranhão”, concluiu Pedro Amaral.
Arqueólogo de coração e formação – O professor Arkley Marques Bandeira é graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Educação Ambiental também pela UEMA, é mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
“Em 2018, fui aprovado como professor efetivo no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e comecei a atuar na formação acadêmica, em pós-graduação. Fui convidado pelo professor Natalino Salgado para assumir a Assessoria de Representação Institucional da UFMA, conduzindo agendas externas da Instituição. O distanciamento físico com o Campus de Pinheiro, motivou a minha remoção para o DEOLI, visando apoiar o curso nas pautas sociais e de uma oceanografia mais próxima aos temas culturais”, disse o professor.
“Nesse processo, participei ainda dos projetos de aprovação, em um intervalo de três anos, de um mestrado e um doutorado do PRODEMA, Desenvolvimento e Meio Ambiente, nos quais também atuo como professor efetivo. Além disso, fundei o Laboratório de Arqueologia e Estudos Culturais e coordeno atualmente a Reserva Técnica de Arqueologia da UFMA. É uma alegria imensa ter sido agraciado pela condecoração “Palmas Universitárias”, pelos serviços prestados e atuação em defesa do ensino, pesquisa e extensão. Esse reconhecimento indica que estou no caminho certo e que o serviço público é uma missão. Participar de um momento tão bonito, que congrega servidores públicos da UFMA, tanto na ativa, como aposentados, para congratular sobre isso, é mais um incentivo”, concluiu Arkley Bandeira.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.