Fechar
Buscar no Site

Comitiva da Amclam visita Centro de Lançamento de Alcântara

Comitiva de acadêmicos da Amclam, em visita ao Centro de Lançamento de Alcântara (Foto: J. Roberto)

Como parte das comemorações do quinto aniversário da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), que ocorre dia 31 deste mês, uma comitiva de acadêmicos visitou nessa quarta-feira (10) as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). o objetivo da visita foi conhecer as instalações físicas e tomar conhecimento de informações mais detalhadas sobre as atividades de um dos maiores projetos tecnológicos nacionais, o CLA, instalado no município de Alcântara.

Embarcados no catamarã Fênix, que pertence ao CLA, com mar calmo, o sol brilhando e reluzente, a travessia marítima demorou cerca de vinte minutos, com os acadêmicos e consortes a bordo, sendo acompanhados, em todo o trajeto, pelo tenente-coronel Adônis Lukianski, assessor de relações institucionais.

Já no Centro de Controle, a comitiva foi recebida pelo diretor, o coronel Aviador Fernando Benitez Leal, que comandou um tour pelas instalações e ministrou uma palestra, mostrando desde o início até o momento atual (história, avanços, lançamentos, parceiros, área geográfica do projeto, população do entorno, segurança e como se efetivavam os lançamentos), desmistificando, assim, algumas informações que acabam povoando a imaginação das pessoas que não conhecem a realidade e a importância estratégica do país no contexto internacional.

O presidente da Amclam, coronel Carlos Furtado, fez a entrega de um mimo (logo do sodalício em metal assentada em uma peça de madeira trabalhada com uma placa aludindo a visita dos acadêmicos da Amclam) e solicitou ao promotor de Justiça Paulo Avelar (acadêmico) que materializasse o momento com a entrega da flâmula da Amclam.

Posteriormente, foi feita uma visita à plataforma de lançamentos, e, em seguida, ocorreu o retorno a São Luís.

Carlos Furtado assegurou que foi de vital importância a visita ao CLA, proporcionando à comitiva o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Projeto Espacial Brasileiro “uma janela para o céu”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens