Fechar
Buscar no Site

Amclam realiza solenidade em homenagem à Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias

Coronel Aritanã, coronel Carlos Furtado e o coronel Freire, diretor de Ensino da APMGD (Foto: J. Roberto)

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) realizou, na tarde-noite da última sexta-feira (5), uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), da Polícia Militar do Maranhão, que foi criada em 26 de abril de 1993, por meio da Lei Estadual N.º 5.657, no governo do jornalista Edison Lobão.

A APMGD, em conjunto com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), desenvolve o Curso de Formação de Oficiais (CFO), formando os comandantes do presente e do futuro. É um curso de graduação com duração de quatro anos, com uma carga horária de 5.190 horas-aulas, em que as disciplinas do Núcleo Comum são ministradas na Uema, no período vespertino; e as disciplinas do Núcleo Específico, Complementares e o Estágio Prático Supervisionado são ministradas na APMGD, no período matutino, e este último é realizado nas Unidades Policiais Militares (UPM) da corporação.

Antes do advento da criação da APMGD, os oficiais do Maranhão eram formados em outras unidades da federação, e a corporação maranhense sofria com a diversidade de doutrinas, além de receber uma pequena oferta de vagas que não atendia ao constante e crescente aumento de sua necessidade.

Inicialmente, a APMGD foi instalada na BR-135, km 02, junto ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Posteriormente, em 1999, sob o comando do coronel Manoel de Jesus Moreira Bastos (acadêmico da Amclam, in memoriam) foi transferida para a área do Complexo Policial Militar do Calhau.

Nessas três décadas, a APMGD teve os seguintes comandantes: tenente-coronel Delary Pires Cantanhede, tenente-coronel Benedito Batista, tenente-coronel Nestor Renaldo Conceição Filho, tenente-coronel Wilmar Maciel Mendes, tenente-coronel José Fernando Torres, tenente-coronel Franklin Pacheco Silva, tenente-coronel José de Ribamar Pereira da Silva Filho, tenente-coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, tenente-coronel Raimundo de Jesus Silva, coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, coronel Raimundo Nonato Santos Sá, tenente-coronel Walace Amorim, e, atualmente, é comandada pelo tenente-coronel Everaldo dos Santos Pereira Mendes.

A sessão solene foi marcada por lembranças, com a exposição de um vídeo histórico, uma performance teatral pelo professor Josimael Caldas, músicas de Josias Sobrinho, que relembrou suas composições que fizeram sucesso na voz de Papete (patrono da Amclam), entrega de condecorações ao coronel Aritanã (subcomandante-geral da PMMA, que representou o comandante-geral), coronel Freire (diretor de ensino), tenente-coronel Santos (comandante da APMGD), tenente-coronel Virgínia (subcomandante da APMGD), major Holanda (comandante do Corpo de Alunos) e foi prestigiada por professores, instrutores, acadêmicos da Amclam e de outros sodalícios, oficiais da PMMA e do CBMMA, cadetes do CFO, empresários e familiares. A cerimônia foi realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens