Fechar
Buscar no Site

“Candanguice Nordestina”: Fransoufer celebra 48 anos de carreira com exposição em Brasília

Fransoufer comemora 48 anos de carreira com exposição no Senado Federal (Foto: Alaíde Amália)

Inspirado nas culturas: Candanga (típica do Distrito Federal) e Nordestina, do alto de 48 anos de carreira como artista plástico e escultor, Fransoufer convida para a abertura de sua exposição individual: “Candanguice Nordestina”, no Espaço Cultural, conjugado com a Galeria de Arte Senador Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal, em Brasília-DF, dia 4 de maio de 2023, às 10h. A visitação prosseguirá, aberta ao público, até 27 de abril de 2023, no mesmo local.

A exposição conta com a curadoria do jornalista Mário Palma, diretor da Academia Latino-Americana de Arte. É uma celebração aos 48 anos de carreira do artista maranhense Fransoufer, e ainda uma homenagem às raízes nordestinas e à cultura do Distrito Federal – que tão bem o acolheu; valorizando, assim, a diversidade cultural plural que inspira suas obras de arte.

A inspiração vais mais além, pois cultua não só as matrizes culturais nordestinas e candangas, já que Brasília é a capital de todos os brasileiros. Assim, também integra as culturas de todas as regiões do nosso país e também as estrangeiras, já que muitas representações diplomáticas estão em Brasília, e abrem suas portas à arte de Fransoufer e fazem intercâmbio cultural constante.

Nascido na comunidade do Mojó, no município de Bequimão, Baixada Maranhense, Fransoufer jamais esquece de suas origens. “O quadradinho (como os brasilienses carinhosamente chamam Brasília) é imenso, é nossa Capital Federal. Esse elo de Amor me fez criar obras com pinturas muito significativas de nossa cultura popular”, ressaltou Fransoufer. Será uma oportunidade de todos conhecerem e também reverem o trabalho artístico que notabilizou o Fransoufer reconhecido no Maranhão, no Brasil e no mundo.

Presidente do Instituto Fransoufer, instituição criada por ele em 2019, com sede na Fazenda Canaã, de sua propriedade, em Bequimão, onde preserva um museu a céu aberto com mais de 200 esculturas de sua autoria, de tamanho natural e também um ateliê de arte, o mesmo remete, por meio de suas pinturas e esculturas, um trabalho figurativo retratando o folclore maranhense, nordestino e também da cultura popular brasileira de modo geral, transportando, através das cores utilizadas por ele em suas obras, o meio ambiente, o sociocultural, a antropologia, a fauna, a flora e as referências da religiosidade. Assim, Fransoufer tem uma marca registrada em suas telas, pintadas em acrílico e óleo sobre tela; Também identifica-se em suas obras as figuras com olhos oblíquos de traços fortes e marcantes.

O artista avança com pluralismo em novos Tempos, com 48 anos de experiências e muitas inspirações, criatividade e paixão pela arte. Dessa forma, ele constrói novos espaços com o olhar e dom artístico. Nessa jornada pela arte, tem ocupado os melhores espaços culturais em metrópoles culturais como: São Luís, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e outras; e, nesses próximos dois anos, tem programadas itinerâncias para várias capitais brasileiras e para o exterior – tudo isso com produção cultural do Instituto Fransoufer, que tem uma filial em Brasília.

ATIVIDADES RECENTES

Em agosto de 2022, Fransoufer realizou a exposição “Tributo a Brasília”, no Foyer da Câmara Legislativa do DF, expondo 72 obras individuais, com a curadoria do jornalista Mário Palma, diretor da Academia Latino-Americana de Arte. Em novembro 2022, foi agraciado com a maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a medalha “Manoel Beckman”, por autoria do deputado estadual Zé Inácio Lula do PT.

Desde março (2023), Fransoufer participa da 3ª Exposição Nacional de Artes Plásticas, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, a convite do curador Fábio Porchat – presidente da Academia Latino-Americana de Arte.

No início de maio (2023), Fransoufer realizará a abertura da Exposição “Maranhão, Meu Maranhão”, no Espaço Cultural do Museu Histórico de São Luís. Já no mês de agosto (2023), está programada a abertura da Exposição “Fransoufer em Retrospectiva: 48 anos de Profissão”, no Espaço Cultural no Convento das Mercês, em São Luís. Prosseguindo, em setembro (2023), será aberta a Exposição “Fransoufer e a Arte na Corte”, no Espaço Cultural do Fórum Sarney Costa, em São Luís.

“Tenho muito orgulho de minha terra natal, um grande amor pelo Maranhão – sublime terra poética de calor humano, brisa, magia, cores e encantos… Minha maior inspiração, minha cultura, histórias de meus ancestrais e das belezas naturais”, pontuou Fransoufer.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens