Fechar
Buscar no Site

Amclam realiza sessão solene de reconhecimento aos colaboradores do Conambras

O coronel Furtado, presidente da Amclam, foi quem coordenou a mesa composta para a Sessão Solene de reconhecimento (Foto: J. Roberto)

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), sodalício cultural que integra policiais e bombeiros militares, magistrados, procuradores e promotores de justiça, delegado de polícia civil, professores universitários e advogados, com habilidades nas ciências, artes e letras, tem desenvolvido diversas atividades literárias, artísticas e científicas e, nos dias 18 e 19 de novembro do ano passado, promoveu o 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares do Brasil, realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, que contou com a presença de pessoas de 21 estados da federação brasileira e um público de 300 pessoas/dia, considerado um verdadeiro sucesso pela organização e pelo público presente.

A programação incluiu temáticas históricas e atuais ligadas ao Judiciário, Ministério Público, Exército Brasileiro, Polícias Militares, Ciências Policiais, Academias de Letras Militares, Segurança Pública e Direito, em que se apresentaram autoridades do Tribunal Superior de Justiça; Tribunal de Justiça do Maranhão; Exército Brasileiro; Ministério Público do Maranhão; Secretaria de Segurança Pública do Maranhão; Polícias Militares do Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná; dos Corpos de Bombeiros Militares do Maranhão e da Paraíba; Polícia Civil do Maranhão; Universidades Federal do Maranhão, Estadual do Maranhão, Ceuma e Grupo de Comunicação Elyte (São Paulo), representados por ministro, general, procurador de justiça, comandantes gerais e coronéis, delegado geral, reitores e pró-reitores e comunicadora.

Na última quarta-feira (1º de março), com início às 19h, no salão de eventos da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), a diretoria da Amclam realizou uma Sessão Solene de Agradecimento às instituições, empresas e aos parceiros que contribuíram aportando serviços e recursos, e que viabilizaram o evento, condecorando presidentes, diretores, comandantes, chefes e proprietários com a comenda do Conambras. A insígnia contém a logomarca da Amclam como promotora do evento repousando sobre o livro e a pena, e, abaixo, circundando em forma de lua, as logomarcas das Academias de Letras Militares do Brasil: ALJGR (MG), Abril (RS), Almesc (SC), Almepar (PR), Almebras (nacional) e Almep (PB), em um círculo em volta destes, onde, na parte superior, estão as estrelas representantes dos estados brasileiros que possuem as academias; acima e embaixo, dois ramos de café que se entrelaçam, tendo em sua base o símbolo flor-de-lis, simbolizando a inteligência, a pureza e a nobreza de espírito; e, em volta destes, a inscrição Congresso Nacional das Academias de Letras Militares do Brasil (Conambras). Participaram ainda as academias: Aphicum (RN) e Alcam-TO, bem como diversos outros sodalícios maranhenses e brasileiros.

A Sessão Solene iniciou-se com a apresentação de um vídeo contendo uma sinopse das atividades desenvolvidas no Conambras, seguindo-se da composição da mesa de honra, presidida pelo Cel. Furtado (presidente da Amclam) e integrada pelo Prof. Dr. Paulo Catunda (vice-reitor da Uema) e Doutor Raimundo Marques (presidente do conselho consultivo da Amclam). A execução do Hino Nacional Brasileiro foi realizada pelo saxofonista cabo Frazão, da Banda de Música Maestro João Carlos Dias Nazaré, da Polícia Militar do Maranhão.

Cel. Furtado fez a abertura dos trabalhos agradecendo aos presentes e argumentou sobre a importância da solenidade, uma vez que foi por meio dos representantes institucionais, empresários e parceiros que foi viabilizada a execução do evento, considerado um sucesso por todos os presentes ao congresso, em face da organização administrativa, acadêmica e logística, em cuja oportunidade foi evidenciada a importância do Maranhão para as letras do Brasil, ratificando, assim, o título de Athenas Brasileira, alcançado no século XIX.

Em seguida, foi realizada a condecoração dos representantes das Instituições, Empresas e Parceiros que se encontravam presentes: Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – representada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Aragão Catunda, Vice-Reitor; Fundação Sousândrade – Profa. MSc. Evangelina Maria Martins Noronha; a RV2 Soluções para o varejo financeiro – Verusca Merice Freire Ribeiro de Queiroz; Brisamar Hotel SPA – Álvaro Soares; a G7MA Cooperativa de Turismo Receptivo do Maranhão – Amadeu Araújo Lisboa Júnior; JC Revisão e Copidesque – Prof. Jáder Cavalcante; Chinelarias Brasil – Carlo Anderson; e Decorações Eva Rufino Castro. Também receberam uma homenagem especial palestrantes, painelistas, expositores e moderadores presentes: Cel. QOCBM Célio Roberto Pinto de Araújo – Cmt. Geral do CBMMA e acadêmico da Amclam, moderador da palestra “Resgate Histórico da 1ª Polícia Militar Brasileira”, representado pelo Cel. QOCBM Francisco Carneiro dos Anjos, Subchefe do CBMMA; Doutor Raimundo Ferreira Marques – Advogado e Acadêmico da Amclam, moderador da conferência “Oficiais do Exército Brasileiro: primeiros comandantes das polícias provinciais”; e o Prof. Dr. Márcio Aleandro Correia Teixeira – Pesquisador do Núcleo de Estudos Municipalidade e Direito da Universidade Ceuma, painelista no painel “O reconhecimento pelo MEC das ciências policiais como área do saber”.

Foi condecorado ainda o acadêmico Sebastião Bispo Lopes, titular da cadeira nº 13, patroneada pelo poeta Gonçalves Dias, com a comenda “Mérito Literário Gonçalves Dias”, em reconhecimento por seus trabalhos e suas ações que mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da cultura brasileira, que foi ofertada pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla).

Finalizando o evento, utilizaram da palavra e agradeceram o Prof. Dr. Paulo Catunda, representando as instituições; Álvaro Soares, representando as empresas; e o Prof. Jáder Cavalcante, representando os parceiros.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens