Fechar
Buscar no Site

Professor José Olímpio lança “A velha política… continua a mesma”

O lançamento do livro do professor Olímpio, na noite de quinta-feira (9), contou com a presença de familiares, amigos e acadêmicos (Foto: J. Roberto)

Um bom público compareceu, na noite da última quinta-feira (9), para a sessão de autógrafos e lançamento da obra: “A velha política… continua a mesma”, no salão de eventos da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no Shopping São Luís, no bairro Jaracaty, em São Luís. Um evento agradável que foi marcado, entre outros momentos, pela boa música do violonista João Brito, convidado pelo poeta e amigo do autor, Daniel Pereira Fontes, como forma de homenageá-lo e que estimulou algumas personalidades presentes a aventurarem-se em acompanhar o músico com clássicos da MPB.

O presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), Cel. Carlos Furtado, que foi o prefaciador do livro, utilizando da palavra, retratou que a instituição congrega policiais e bombeiros militares estaduais, membros da magistratura federal e estadual, do Ministério Público Estadual, professores das universidades Federal e Estadual, policiais civis e profissionais liberais. Está entre as agremiações que vêm atuando dinamicamente e imprimindo uma significativa marca na literatura, nas ciências e artes maranhenses, desenvolvendo palestras, amostras, reuniões, assembleias, lançamentos de livros, posses de acadêmicos, concursos e congresso nacional e sessões solenes de entrega de comendas e medalhas, além de um valoroso intercâmbio com editoras e congêneres do Brasil e do exterior. Asseverou ainda que o Professor Olímpio está entre um dos mais assíduos às atividades do sodalício e que foi uma grande honra canalizar esforços para a concretização de um sonho do acadêmico.

O AUTOR

José Olímpio da Silva Castro é professor aposentado do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), graduado em licenciatura e metodologia do ensino, possui ainda MBA em políticas públicas e altos estudos de políticas e estratégias. É associado da Associação Portuguesa de Ciências Políticas e ocupa a cadeira nº 4 da Amclam, patroneada pelo também professor Luiz Rêgo, recebendo o convite para integrar os quadros da Academia Maranhense Militar de Letras, em razão de ter participado da docência do Curso de Formação de Oficiais na Uema, durante mais de quinze anos, de onde o Cel. Luongo (também membro da Amclam), primeiro lugar da primeira turma, é oriundo, tendo chegado ao comando da Polícia Militar do Maranhão.

A OBRA

“A velha política… continua a mesma” é um conjunto de artigos entre os mais de trezentos de sua autoria, publicados entre os anos de 1975 a 2000 nos principais matutinos maranhenses (O Estado do Maranhão, O Imparcial e Jornal Pequeno), escolhidos para compor essa obra. Tratam estes de opiniões do autor sobre momentos políticos que, observada a época em que foram escritos, possuem semelhança singular aos problemas ainda enfrentados pela população brasileira na esfera política. Em uma feliz coincidência, o lançamento da obra coincidiu com a liberação do político Sérgio Cabral, que foi governador do RJ, da prisão domiciliar, após decisão da 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, conforme noticiou o Globo.com, G1 Rio em www.g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/02/10/entenda-por-que-sergio-cabral-foi-solto-mesmo-condenado-a-mais-de-400-anos-de-prisao.ghtml. Cabral foi condenado em 23 processos em penas que somam 423 anos de prisão, e as justificativas para a revogação das prisões levam em conta o excesso de prazo nas prisões preventivas e o não oferecimento de risco à ordem pública.

Vários acadêmicos da Amclam prestigiaram o evento, entre eles: além do presidente, Cel. Furtado; e o autor, Prof. Olímpio; Cel. Luongo, Prof. Sanatiel, Cel. Lopes, Prom. Clésio, Sgt. Ebnilson, Proc. Teodoro e o Des. Castro; também estiveram presentes, entre outras personalidades, a Proc. Fátima Travassos (Pres. da AVL), Prof. Ramiro, Prof. Belfort, Prof. Mário Cella, Prof. Mivaldo, Prof. Sandro Avelar, Prom. Carlos Augusto (pres. Rotary Praia Grande), Empresária Hélia, Sra. Fabiane, Sra. Conceição Viana, Joanilson Bogea (escritor), familiares e amigos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens