Fechar
Buscar no Site

Armazenar remédios em locais errados pode comprometer a eficácia, alerta especialista

Se expostos a condições inadequadas, medicamentos podem ter a fórmula alterada e perder o efeito

Remédios devem ser guardados em locais adequados, para que façam os efeitos esperados

Seja na bolsa, no carro, no banheiro, na prateleira ou em qualquer outro lugar, os remédios estão presentes na nossa rotina. Para não correr o risco de atrasar a hora da dosagem, costumamos mantê-los sempre por perto. Mas você sabia que existem alguns cuidados necessários na hora de armazenar os remédios? Guardar os medicamentos em locais inadequados pode alterar a fórmula dos produtos e até riscos às crianças e animais de estimação.

Condições de temperatura, iluminação e umidade, entre outros aspectos, podem alterar a eficácia dos remédios. Entre os locais mais inapropriados para o armazenamento de remédios estão os armários de banheiros, despensas e janelas, conforme explicou a docente do curso de Farmácia da Facimp Wyden, Maria Carolina Barreto.

“Estejam atentos às instruções da embalagem e às bulas. Elas dão informações sobre o armazenamento ideal e a temperatura em que o medicamento deve ser mantido. Alguns podem ser armazenados em temperatura ambiente, ou, no caso dos medicamentos termolábeis, precisam ser refrigerados, entre 2ºC e 8ºC”.

O QUE NÃO É INDICADO

Umidade: Não é indicado manter os medicamentos em banheiros ou cozinhas. Esses locais são os mais úmidos da casa. O ideal é guardá-los em locais mais secos.

Temperatura: Os remédios não devem ser guardados em locais com temperaturas extremas, mais quentes, como em cima ou perto da geladeira e fogão. É necessário que o remédio esteja numa temperatura entre 15 ºC e 30 ºC. O ideal é mantê-los em locais mais arejados.

Iluminação: É importante ter atenção à incidência de luz. Locais próximos às janelas devem ser evitados, já que ficam expostos à luz do sol boa parte do dia.

“Todos esses fatores podem levar à perda da estabilidade da composição dos medicamentos e, consequentemente, interferir na eficácia”, acrescentou Maria Carolina.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens