Fechar
Buscar no Site

Congresso Nacional de Letras Militares é realizado em São Luís

Coronel Carlos Furtado (segundo à esquerda) e demais autoridades, durante a abertura do 1º Conambras (Foto: Roberto Cunha)

Na sexta-feira e sábado (18 e 19), o Congresso Nacional das Academia de Letras dos Militares do Brasil (Conambras) reuniu militares estaduais, integrantes das Forças Armadas, guardas municipais, escritores, artistas e autoridades de todo o Brasil, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

O evento começou às 16h, da sexta-feira, com uma sessão solene da Academia de Letras dos Militares do Brasil e suas congêneres, da qual participaram membros das Academias de Letras Militares e de diversas Academias de Letras do Maranhão e do Brasil. Na oportunidade, o coronel Roberto Menezes, de Santa Catarina, primeiro presidente; e o coronel Carlos Furtado, do Maranhão, coordenador e realizador do 1º Conambras, receberam a medalha de mérito do sodalício.

Ainda na mesma solenidade, tomaram posse na Almebras, os tenentes-coronéis Lucelita, da Polícia Militar do Tocantins; e José Semmer Neto, da Polícia Militar do Paraná. O coronel Rufino, da Paraíba, presidente da Academia da Paraíba, fez a entrega de diplomas de membros de honra do sodalício e a Amclam empossou o major Carlos, de Minas Gerais, como membro correspondente, na cadeira patroneada pelo coronel Geovane, in memoriam, pai do atual comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra, o qual se fez presente, com seus familiares.

Ao final deste primeiro momento, o coronel Ubirajara, presidente da Almebras, ressaltou que as letras militares do Brasil mostra sua pujança neste Congresso Nacional, com o ingresso de novos membros e com a participação de acadêmicos, demostrando ao Brasil a grandeza institucional, visto que é integrada por oficiais militares brasileiros quase todos doutores, mestres e especialistas das ciências policiais, reconhecendo a excelência dos serviços prestados pelo seu antecessor e pelo coronel Furtado, promotor deste grande encontro nacional.

Em seguida, iniciou-se a abertura do Conambras, com a presença de significativas personalidades, a exemplo do coronel Sílvio Leite, secretário de Segurança Pública, que representou o governador Carlos Brandão; desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça; Eduardo Nicolau, procurador-geral de Justiça; Carlos Paim, secretário nacional de Segurança Pública, que representou o Ministro da Justiça, Anderson Torres; general de Brigada Sibinel, diretor do Centro Histórico do Exército Brasileiro; os coronéis Emerson Bezerra, comandante-geral da PMMA; e Rodrigo, da PMMG; Henrique Almeida, secretário adjunto da Cultura de São Luís, que representou o prefeito Eduardo Braide; e os presidentes da Almebras, MG, RS, SC, PR, PB e TO, que compuseram a mesa de honra.

A plateia foi integrada por diversas autoridades, membros da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), membros de diversos sodalícios, e cadetes da PM e do CBM, que propiciaram um brilho especial ao evento.

Em seu discurso, coronel Furtado fez um passeio por sua vida profissional, demonstrando grandes feitos para a sociedade maranhense, inclusive com vários testemunhos que se encontravam presentes; e, em seguida, o desembargador Paulo Velten realizou a palestra de abertura com o tema “Reforma e Modernização do Poder Judiciário”.

“Foi uma festa bonita da cultura maranhense, muito bem organizada, com agradecimentos de vários brasileiros pela acolhida em São Luís e que contou com a presença do bumba meu boi de Morros, que abrilhantou a festa, regada a um coquetel servido pela competente Lili Festas e cuja decoração coube a Eva Castro”, ressaltou o coronel Carlos Furtado.

O evento se estendeu pelo sábado (19), reunindo grandes nomes das letras e ciências militares, além de diversas autoridades.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens