Fechar
Buscar no Site

São Luís vai sediar o 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares do Brasil

São Luís, a Athenas Brasileira, se prepara para receber importantes personalidades nacionais para participarem do 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares do Brasil (1º Conambras).

Esse importante evento cultural-científico-literário-artístico coloca o Estado do Maranhão na vanguarda dos eventos nacionais na área, realizados no país em 2022, cujo palco será o auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2022.
O evento é uma iniciativa inédita da Academia Maranhense de Letras e Artes Militares (Amclam), sob a presidência do dinâmico coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, veterano da Polícia Militar do Maranhão, que preside o sodalício e vem imprimindo um trabalho vertiginoso na cultura maranhense.

CONAMBRAS

O Congresso Nacional das Academias de Letras Militares do Brasil, de acordo com o seu regimento interno, visa definir princípios e diretrizes orientadores da agenda de temas fundamentais para as Academias de Ciências, Letras e Artes Militares, com participação da sociedade civil, escritores das ciências, literatura e artes brasileiras e militares da ativa e reserva, visando efetivar o debate científico, artístico e literário dos saberes e poderes militares capazes de fortalecer a cultura brasileira. Entretanto receberá inscrições de todos os segmentos da sociedade brasileira.

ACADEMIAS DE LETRAS MILITARES

No país, existem cerca de oito academias de letras militares, a Academia de Letras João Guimarães Rosa, da Polícia Militar de Minas Gerais, fundada em 21/08/1995, portanto é o sodalício mais longevo. A partir daí, seguiram-se a Academia Brigadiana de Letras, no Rio Grande do Sul, fundada em 21/04/2006; a Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina, fundada em 01/10/2021; a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, fundada em 31/05/2018; a Academia a Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná, fundada em 28/08/2018; a Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (nacional), fundada em 10/08/2018; a Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, fundada em 19/04/2021; e a Academia Potiguar de História e Cultura Militar, fundada em 07/07/2021. Trabalhos em outros estados da federação estão sendo desenvolvidos, como em Mato Grosso e no Tocantins, buscando tornarem realidade o culto às letras castrenses.

AMCLAM

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares é a quarta academia de letras castrenses, fundada em 31/05/2108, com um diferencial: é uma Academia mista, uma vez que engloba, entre suas atividades, além das letras, as ciências e as artes e é integrada por militares do Maranhão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, desembargadores e juízes da magistratura nacional e maranhense, procuradores e promotores de justiça do Ministério Público, professores universitários das Universidades Federal e Estadual do Maranhão, delegados da Polícia Civil do Maranhão e outros profissionais liberais, a grande maioria com doutorado, mestrado e especializações. É presidida pelo Cel. Carlos Furtado, aclamado entre seus pares em dois mandados consecutivos e é vice-presidente eleito para a Academia Nacional, a Almebras, tomando posse como seu mandatário maior, a partir de outubro de 2023.

EX-PRESIDENTE E ACADÊMICO
JOSÉ SARNEY É CONVIDADO PARA O 1º CONAMBRAS

Coronel Furtado em visita ao ex-presidente e acadêmico José Sarney (Foto: J. Roberto)

O presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), coronel veterano Carlos Furtado, realizou, no dia 13 de outubro, uma visita ao ex-presidente da República e acadêmico José Sarney, decano da Academia Brasileira de Letras e da Academia Maranhense de Letras, com o objetivo de lhe fazer um convite para que participe da abertura do 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares (Conambras), que vai ocorrer em São Luís, entre os dias 18 e 19 de novembro, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

1º CONAMBRAS

O Conambras tem por objetivo geral definir princípios e diretrizes orientadores da agenda de temas fundamentais para as academias de Ciências, Letras e Artes Militares, com participação da sociedade civil, escritores das ciências, literatura e artes brasileiras e militares da ativa e reserva, visando efetivar o debate científico, artístico e literário dos saberes e poderes militares capazes de fortalecer a cultura brasileira. O 1º Conambras trará a São Luís nomes importantes do cenário brasileiro, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares; o general do Exército Brasileiro, Luciano Sibinel; reitores de universidades, secretário de Segurança, comandantes-gerais de Polícia e de Bombeiros, presidentes de academias e tantos outros. É o primeiro evento que envolve as letras militares do Brasil, e há uma expectativa de participação de representantes de todos os estados brasileiros, entre policiais e bombeiros militares, policiais federais, rodoviários e civis, guardas municipais e acadêmicos de diversos sodalícios.

Várias instituições e empresas privadas apoiam o evento, como a Procuradoria Geral de Justiça, o Tribunal de Justiça, o governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, da Segurança Pública, da Polícia Militar do Maranhão, do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão, do Detran, das universidades Federal e Estadual do Maranhão, a Fundação Sousândrade; a Prefeitura de São Luís, por meio de suas secretarias de Cultura, Turismo e Comunicação; empresas privadas como a Equatorial Energia, Grupo Mateus, Brisamar Hotel, Soft In Hotel, Grupo Kasinski, Chinelarias Brasil e outros.

AMCLAM

A Amclam é a quarta Academia de Letras, Artes e Ciências Militares do país, fundada em 31 de maio de 2018, tem como patrono o Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão, que também é patrono da Polícia Militar do Maranhão. Atualmente, é integrada por 34 Acadêmicos: policiais e bombeiros militares, policiais civis, professores universitários, membros da magistratura e do Ministério Público do Estado do Maranhão e advogados. Com uma forte atuação na cultura maranhense, a Amclam, apresenta, por intermédio de seus membros, uma surpreendente produção literária, científica e artística, com o constante lançamento de livros e o desenvolvimento de projetos de largo alcance social, sempre apoiando boas práticas e projetos, como a Biblioteca Comunitária Advogado João Damasceno Corrêa Moreira (no bairro da Liberdade, em São Luís), o Projeto Criança Feliz (desenvolvido principalmente na Baixada Maranhense), atividades culturais quilombolas e, mais recentemente, a Escola Comunitária Tia Poliana (no bairro Aurora, em São Luís).

A Amclam tem parceria firmada com as universidades Federal e Estadual do Maranhão, bem como a Fundação Sousândrade, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

A visita contou com a participação da advogada Fabiane Moreira, neoacadêmica Eva Castro (recém-aprovada para a Academia Brasileira Rotária de Letras-Abrol-MA) e de Lourdes Furtado, assessora do deputado federal João Marcelo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens