Fechar
Buscar no Site

Perícia Oficial recebe novos equipamentos para otimizar perícias em celulares e vídeos

Novos equipamentos vão dar mais agilidade ao trabalho da Perícia Oficial do Maranhão (Foto: Divulgação)

A Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão recebeu, nessa semana, seis equipamentos que auxiliarão nas análises periciais feitas em celulares, imagens e gravações de vídeos. Os softwares juntos equivalem a um investimento de mais de R$ 2 milhões.

Os equipamentos adquiridos têm origem israelense e norte-americana e são capazes de extrair dados em equipamentos eletrônicos, especialmente celular, conseguindo ter acesso a qualquer aparelho e com acesso total aos arquivos contidos neles, além de possuírem a capacidade de ter acesso a imagens registradas em aparelhos como câmeras de segurança, mesmo que elas estejam protegidas ou tenham sido apagadas.

Os softwares conseguirão dinamizar as análises realizadas pelos peritos deixando-as ainda mais confiáveis e dar mais agilidade às perícias que irão subsidiar os inquéritos policiais e as ações penais, contribuindo, ainda mais, para que seja possível comprovar a materialidade de diversos delitos como homicídios, fraudes, roubos, estupros e a identificação dos seus respectivos autores.
As ferramentas serão encaminhadas ao Instituto de Criminalística em São Luís, além das regionais de Timon, Imperatriz, que juntas atenderão toda a demanda do estado.

Para capacitar os peritos no uso dos softwares, os peritos encarregados pelo seu manuseio participarão de um treinamento no Instituto de Criminalística, que deve ser realizado já no próximo mês.

A aquisição faz parte da política do governo do Maranhão e da Secretaria de Segurança Pública de investimento técnico e atualização dos equipamentos da Perícia Oficial com a aquisição de novas instalações e equipamentos mais modernos.

Coordenadora de Perícia da Grande Ilha, Anne Kelly Veiga falou da importância dos novos equipamentos para o trabalho pericial.
“Com esses equipamentos, nós conseguiremos dar uma resposta mais rápida à população, que é a mais beneficiada com a aquisição desses equipamentos, já que nos possibilitará atuar na resolução de uma gama de crimes”, afirmou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens