Fechar
Buscar no Site

Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares retoma atividades no ano de 2022

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) retomará, na próxima terça-feira (1º de fevereiro), suas atividades acadêmicas, com a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária, com a presença de seus acadêmicos. O evento ocorrerá no auditório da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), da qual é instituição associada e embora seja destinada ao seu público interno, como qualquer assembleia é pública.

Mesmo em face da pandemia da Covid-19, a diretoria da Amclam, presidida em seu segundo mandato pelo coronel Carlos Furtado, fez uma avaliação positiva das atividades do Sodalício, durante o ano de 2021. “Foi um ano delicado, mas, extremamente produtivo. Conseguimos dar andamento a muitas atividades que fizeram com que a Amclam fosse eleita e reconhecida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla), como Destaque do Ano de 2021, o que nos deixou extremamente felizes”, afirmou o coronel Furtado.

ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO DE 2021

MÊS DE FEVEREIRO
Em fevereiro, foi emitida manifestações pela passagem do Dia Municipal da Poesia (dia 2); seguindo-se, no dia 19, o coronel Furtado foi condecorado com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz, pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP), por ter integrado a Missão das Nações Unidas para a Verificação dos Direitos Humanos em Guatemala (MINUGUA), representando o Brasil na ONU, quando capitão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), entre os anos de 1995 e 1996, em solenidade ocorrida em São Paulo.

MÊS DE ABRIL
Em abril, no dia 3, em continuidade ao III Ciclo de Palestras da Amclam “Rito de Elogio ao Patrono”, o acadêmico Lopes, titular da cadeira nº 13, proferiu a palestra “Vida e Obra de Gonçalves Dias”, no auditório da Amei. Já no dia 14, o presidente da Amclam realizou visita à Biblioteca Pública Benedito Leite, para entregar à bibliotecária Aline Nascimento (diretora) exemplares das seguintes obras: Anuário 2019 (organizador), Ponderações de um observador privilegiado (autor) e Pedro Ivo de Carvalho Viana (coautor), para depósito e guarda para as gerações futuras; e no dia 24, o mesmo, titular da cadeira nº 01, tomou posse na Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDDH), quando recebeu o título honorífico de Embaixador Imortal da Paz e Doutor Honoris Causa em Direitos Humanos.

MÊS DE MAIO
Em maio, dia 31, ocorreu o terceiro aniversário da instituição que, em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a data não pode ser comemorada presencialmente.

MÊS DE JUNHO
Em junho, no dia 7, o presidente da Amclam participou de reunião ocorrida na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com o secretário Davi Telles, professores Mariano, Oliveira, Francisca Neide, Othon e André Silva, representando a AMC e as universidades Uema, Ufma e Ifma, com vistas ao desenvolvimento de programação referente aos eventos nacionais de significativa importância para a sociedade brasileira: “Centenário da Semana de Arte Moderna”, “Bicentenário da Independência do Brasil”, e em 2023 o “Bicentenário da Adesão do Maranhão a Independência do Brasil” (ocorrida no dia 28 de julho de 1823); e no dia 27, Carlos Furtado recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Literatura, pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla), participando ainda no dia 28 do Sarau da Academia Atheniense de Letras e Artes (Atheart).

MÊS DE JULHO
Em julho, dia 1º, o acadêmico Carlos Furtado foi eleito integrante titular do Conselho Deliberativo da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), na chapa encabeçada por Sílvio Lúcio Oliveira de Aguiar, superintendente da Granel; no dia 2, o presidente da Amclam participou do programa radiofônico “Pauta Nossa”, da Mundial News FM/RJ, com apresentação de Renata Barcelos e direção geral de jornalismo de Paulo Roberto Acioli; e no mesmo dia, a Amclam emitiu Nota de Congratulações aos bombeiros brasileiros, pelo Dia Nacional do Bombeiro. Já no dia 8, a Amclam, por meio de seu presidente, participou da inauguração das instalações físicas da Academia Vianense de Letras (AVL); no dia 12, os acadêmicos Carlos Furtado, Clésio e Teodoro, foram recebidos em audiência pela presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa. Lamentavelmente, no dia 15, a Amclam teve a terceira baixa em seus quadros com o falecimento do acadêmico Gilmar Vale Frazão, titular da cadeira nº 17, em razão de “Infarto cerebral, acidente vascular cerebral isquêmico e hipertensão arterial sistêmica”, o qual se encontrava internado no Hospital do Servidor HSLZ em São José de Ribamar/MA, onde faleceu, sendo enterrado no Cemitério do São Cristóvão; no dia 16, os acadêmicos Carlos Furtado e Teodoro Neto realizaram visita ao município de Buriti e foram recepcionados pelo acadêmico Raimundo Marques em Barro Branco, localidade onde morou durante a sua infância, posteriormente compareceram à cerimônia de levantamento de mastro do Festejo de Santana, naquele município maranhense; no dia seguinte, visitaram Santa Quitéria Velha, onde nasceu Teodoro Neto e rumaram para o município de Magalhães de Almeida, onde foram recepcionados com um almoço na Lagoa Azul, no povoado Melancia, pelo presidente da Academia de Letras de Magalhães de Almeida (Almag), professor Gilberto Wagner, onde à noite participaram da posse de acadêmicos. No dia 18, a comitiva visitou a sede da Academia Brejense de Letras e o Museu da Família Macatrão, no município de Brejo/MA. No dia 22, foi expedida Nota de Congratulações pelo Dia do Policial Rodoviário; no dia 24, os acadêmicos Carlos Furtado, Clésio, Lobato e Teodoro, participaram do culto em Ação de Graças ao acadêmico falecido Gilmar Vale Frazão, na Igreja Cristã Evangélica, no bairro da Aurora, em São Luís; no dia 25, foram feitas homenagens ao Dia Nacional do Escritor e no dia 29, em Assembleia Geral Extraordinária da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (Almebras), o acadêmico Carlos Furtado foi eleito vice-presidente.

MÊS DE AGOSTO
Em agosto, no dia 1º, faleceu a senhora Zelinda da Costa Nunes Pereira, esposa do patrono da cadeira nº 05, tenente-coronel PMMA Adevaldo Wilson Pereira; 4, foram realizadas congratulações em comemoração ao Dia do Padre, em face de que na Amclam o acadêmico Raimundo Meireles é titular da cadeira nº 11, além de patronear as cadeiras nº 02 Monsenhor Hélio Maranhão, cadeira nº 21 Astolfo Serra, cadeira nº 37 Monsenhor Arthur Macário e cadeira nº 39 Cônego Ribamar Carvalho; nesta mesma data, o acadêmico Marco Aurélio realizou o lançamento da obra Estudos Contemporâneos em Gestão Pública, no auditório da Universidade Estácio de Sá em São Luís; no dia 7, o acadêmico Carlos Furtado foi eleito para a Academia Maranhense de Ciências (AMC); no dia 11, foi comemorado o Dia do Advogado, na Amclam vários acadêmicos são possuidores de formação jurídica, tal como alguns patronos; e, nesta mesma data, o presidente da Amclam participou da sessão solene de posse de acadêmicos na Academia Ludovicense de Letras (ALL). Dia17, o acadêmico Jesus realizou a Palestra Fran Paxeco – Biografia e Bibliografia, como parte do III Ciclo de Palestras da Amclam “Rito de Elogio ao Patrono”, no auditório da Amei; no dia 25, foi comemorado o Dia do Soldado e no dia 28 ocorreu a Sessão Solene da Saudade, em memória aos acadêmicos Pedro Ivo de Carvalho Viana (09/04/1945 – 04/06/2020), Fuad Alexandre Amate (29/10/1930 – 30/12/2020) e Gilmar Vale Frazão (24/10/1962 – 15/07/2021), ocorrida na Igreja Católica São Luís Rei de França, no bairro Calhau.

MÊS DE SETEMBRO
Em setembro, no dia 2, foi comemorado o Dia do Repórter Fotográfico e Cinematográfico e o acadêmico Carlos Furtado foi entrevistado no programa “Legato Et Honorum”, do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), pelo vice-presidente Edson Benedito Rondon Filho (Coronel da PMMT). No dia 12, a Amclam prestou homenagem às crianças e comemorou o Dia Nacional da Leitura; no dia 13, foi comemorado o Dia Mundial do Escritor: dia 14, a Amclam realizou Assembleia Geral de Prestação de Contas do exercício de 2020, a qual foi aprovada por unanimidade entre os presentes; no dia 14, o acadêmico Lobato realizou Palestra “Vida e Obra do Prof. Mata Roma, como parte do III Ciclo de Palestras da Amclam “Rito de Elogio ao Patrono”, no auditório Amei; no dia 18, o acadêmico Carlos Furtado recebeu, em João Pessoa/PB, a condecoração como membro de honra da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (Almep); no dia 23, o acadêmico Carlos Furtado visitou a Casa dos Poetas em Petrópolis; e no dia 24, participou de eventos promovidos pela Associação Literarte Internacional, em Petrópolis /RJ, tendo seu nome imortalizado na Parede dos Imortais na Casa dos Poetas ao lado de mais 199 poetas brasileiros; tomou posse no Nucleo Accademico Italiano di Scienze, Letteree Arti (Naisla) e na Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA), além de realizar o pré-lançamento de sua obra “Um Pouco de Mim, Um Muito da Vida”: conjunto de poemas e crônicas produzidas durante o período em que as atividades presenciais acadêmicas estiveram suspensas em face de pandemia. A obra foi prefaciada pelo acadêmico e jurista Raimundo Ferreira Marques. No dia 28, o acadêmico Diniz realizou Palestra “Vida e Obra do Cel. Lemos, como parte do III Ciclo de Palestras da Amclam “Rito de Elogio ao Patrono”, no auditório da Amei.

MÊS DE OUTUBRO
Em outubro, no dia 1º, tomaram posse na Amclam os acadêmicos Marco Aurélio de Jesus (Tenente-coronel do CBMMA) na cadeira nº. 36, patroneada pelo Alf. Aníbal Moraes Santos; e Felipe Freitas Zenkner (Capitão do CBMMA) na cadeira nº 38, patroneada pelo Dep. Prov. José Joaquim Lopes Gonçalves, na Amclam, em sessão solene ocorrida no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); no dia 11, o presidente da Amclam realizou visita ao secretário de Estado de Assuntos Estratégicos do Maranhão, Luís Fernando; no dia 12, os acadêmicos Carlos Furtado, Bastos e Diniz, lançaram o Livro “Pedro Ivo de Carvalho Viana – Uma história de sucessos”, no auditório da Amei; no dia 13, os acadêmicos Carlos Furtado, Lopes e Clésio, representaram a Amclam na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a recuperação da estátua de Benedito Leite, em evento promovido pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, da Prefeitura de São Luís; no dia 15, foi comemorado o Dia do Professor; no dia 19, o acadêmico Carlos Furtado tomou posse na Academia Maranhense de Ciências (AMC), na cadeira de nº 33, patroneada por César Augusto Marques, em evento ocorrido no Rio Poty Hotel; no dia 20, foi comemorado o Dia do Poeta; no dia 26, a acadêmica Vera Lúcia realizou Palestra “Vida e Obra do Professor Jerônimo Viveiros”, como parte do III Ciclo de Palestras da Amclam “Rito de Elogio ao Patrono”, no auditório da Amei; no dia 30, os acadêmicos Carlos Furtado, Olímpio, Lopes, Frank e Veloso, foram condecorados no III Encontro Nacional das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil e da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla), em evento ocorrido no Palácio Cristo Rei, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com os títulos de Defensores Perpétuos do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Comendas Mérito Literário Gonçalves Dias. Na oportunidade, a Amclam foi eleita Destaque do Ano de 2021, em reconhecimento de consagração pública, pela excelência e qualidade em sua atuação com destaque e credibilidade no cenário nacional, tendo ainda seu presidente, investido como “Cavaleiro Comendador” na Soberana Ordem da Coroa de Gotland da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

MÊS DE NOVEMBRO
Em novembro, no dia 6, o acadêmico Carlos Furtado tomou posse nas Academias Formiguense de Letras (AFL), como Acadêmico Correspondente Nacional, em Minas Gerais; e na Academia Capixaba de Letras, Artes dos Poetas Trovadores do Clube de Poetas Trovadores (ACLAPTCTC), como Acadêmico Correspondente, na cadeira nº 61; no dia 13, o presidente da Amclam participou do 44º Sarau de Atenas, evento promovido pela Academia Atheniense de Letras e Artes, no auditório da Amei; no dia 15, foi comemorada a Proclamação da República; no dia 18, o presidente da Amclam participou da Sessão Solene de posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Silva, como acadêmico da Academia Maranhense de Letras (AML); no dia 19, foi comemorado o Dia da Bandeira Nacional e ocorreu a posse dos acadêmicos José Augusto Silva Oliveira (Professor universitário) na Cadeira 35, patroneada pelo Mal. Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias; José de Ribamar Castro (Desembargador do TJMA) na cadeira nº. 37, patroneada pelo Cpl Arthur Macário Lopes Gonçalves e Roberto Carvalho Veloso (Juiz Federal) na cadeira nº. 39, patroneada pelo Con. José de Ribamar Carvalho, na Amclam, em sessão solene ocorrida na casa de eventos Green Palace, em São Luís; nesta mesma data, o acadêmico Lopes fez o re-lançamento de seu livro “Segurança Pública no Brasil”, no Clube dos Oficiais da PMPB em João pessoa/PB, sob os auspícios da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (Almep); no dia 22, foi comemorado o Dia do Músico; no dia 23, o acadêmico Raimundo Marques realizou Palestra “Vida e Obra do Cel. Arlindo Faray”, como parte do III Ciclo de Palestras da Amclam “Rito de Elogio ao Patrono”, no auditório da Amei.

MÊS DE DEZEMBRO
Em dezembro, dia 3, o acadêmico Carlos Furtado participou e representou a Amclam na abertura da 14ª Feira do livro de São Luís (Felis), ocorrida na praça Maria Aragão, em São Luís; no dia 4, a presidência da Amclam emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do acadêmico Luiz Phelipe Andrés, da Academia Maranhense de Letras (AML); no dia 5, o acadêmico Carlos Furtado lançou as obras: “Um Pouco de Mim, um Muito da Vida” (Editora Mágico de Oz/RJ), coletânea de poesias e crônicas e “Meio Ambiente em versos” (Editora Jordem/ES), tratando da preocupação com a qualidade de vida no planeta e os cuidados do ser humano por dias melhores, na 14ª Feira do Livro de São Luís (Felis); no dia 7, o acadêmico Carlos Furtado tomou posse como acadêmico na Academia Maranhense de Trovas (AMT), na cadeira nº 11, patroneada por Gentil Homem Almeida Braga, em evento ocorrido na 14ª Feira do Livro de São Luís (Felis) e o acadêmico Bastos realizou Palestra “Vida e Obra de Antônio José Quim”, como parte do III Ciclo de Palestras da Amclam “Rito de Elogio ao Patrono”, no auditório da Amei; no dia 11, a presidência da Amclam emitiu Nota de Pesar pelo falecimento da acadêmica Zafira Silva Almeida, da Academia Maranhense de Ciências (AMC); no dia 15, o presidente da Amclam, acadêmico Carlos Furtado, acompanhado de sua esposa Fabiane Moreira, foram entrevistados em São Paulo pela apresentadora e advogada Sônia Apolônio, no programa “Momentos”, da Radio Elyte, sobre a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares; no dia 17, ocorreu a 4ª edição da Confraternização Natalina do Sodalício, na residência do acadêmico decano Raimundo Marques, onde a diretoria iniciou a entrega da condecoração Medalha da Amclam, criada pela Portaria n° 001 de 03/02/2020, publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão n° 126 de 10/07/2020, aos acadêmicos Marialva, Raimundo Marques, Lopes, Clésio, Paulo Avelar, Jadson, Teodoro, Castro e Veloso, presentes no evento, ficando a sequência da entrega, a ser realizada em outros eventos no ano de 2022. Na oportunidade, em razão da parceria com o Mundo Cultural World, também foi entregue a medalha Ludwig Van Bethoven e o Diploma de Mérito Cultural Social (criada em razão do nascimento dos 250 anos de nascimento do maestro e que fez parte de um conjunto de eventos desenvolvidos no mundo) ao presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ), advogado Júlio Moreira Gomes Filho; no dia 18, o presidente da Amclam, acadêmico Carlos Furtado, participou de uma mesa redonda na Feira FLIPO 2021, Atenas Maranhense – uma referência tradicional a São Luís, no canal ‘Arte Agora’, a mediação coube ao presidente da UBE/MA Elias Azulay e a temática “Meu fascínio pela arte de escrever”, foi desenvolvida em conjunto com o escritor Daniel Blume, presidente da Academia Ludovicense de Letras e no dia 30, ocorreu a missa de um ano em memória do acadêmico falecido Fuad Alexandre Amate, na Igreja Católica Jesus O Bom Pastor, no bairro Renascença.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens