Fechar
Buscar no Site

Coronel Furtado toma posse na Academia Maranhense de Ciências

Coronel Furtado e sua esposa, durante a posse na Academia Maranhense de Ciências (Foto: J. Roberto)

O Rio Poty Hotel em São Luís, neste último dia 19, foi palco da Sessão Solene de posse dos acadêmicos da Academia Maranhense de Ciências, em cuja oportunidade, três acadêmicos galgaram a condição de membros eméritos e dez foram empossados como acadêmicos efetivos. Personalidades do mundo científico e acadêmico que, respectivamente, cumpriram as exigências estatutárias e regimentais e tiveram seus nomes aprovados em Assembleia Geral.

A solenidade foi presidida pelo professor mestre Henrique Mariano Costa do Amaral, presidente do sodalício e contou com a presença do excelentíssimo governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa; do reitor do Instituto Federal do Maranhão, professor doutor Carlos César Teixeira Ferreira; do vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor doutor Walter Canales; do presidentes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), professor doutor André Luís Silva Santos; e do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social, professor Felipe Mussalém, representando o prefeito de São Luís e outras personalidades.

Foram diplomados os acadêmicos e membros eméritos professor Francisco de Salles Baptista Ferreira e professor doutor Othon de Carvalho Bastos. De igual sorte os acadêmicos efetivos pós-doutor em Engenharia Alan Kardeck Gomes Pachêco Filho; mestrando em Direito Sálvio Dino de Castro Costa Júnior; doutora em Engenharia Maria Ângela Simões Hadade; pós-doutor em Parasitologia Lívio Martins Cosa Júnior; doutor em Ciências da Saúde Igor Marcelo Castro e Silva; doutorando em Engenharia Mecânica André Santos da Silva Neto; pós-graduado em Comunicação Edmilson Sanches; mestre em Educação e em Criminologia Raimundo Nonato Pinheiro Pires; mestre em Marketing Roberto de Pádua Carvalho Reis.

O coronel Carlos Augusto Furtado Moreira ocupará a cadeira nº 33, patroneada por César Augusto Marques, na área das Ciências Humanas. Graduado em Segurança Pública, em História Licenciatura e em Direito Bacharelado, especializou-se em Gestão Estratégica em Defesa Social, em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública (Ufma); e, atualmente, é mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação. Como oficial da Polícia Militar do Maranhão, chegou ao ápice da carreira, após 35 anos de efetivo serviço transferiu-se por força da legislação para a Reserva Remunerada da PMMA, quando passou a se dedicar exclusivamente às letras. Fundou a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), projeto pacientemente aguardado para ser colocado em prática após quase 30 anos, de sua concepção.

Escreveu e lançou Ponderações de Um Observador Privilegiado em 2020, pela Viegas Editora, uma crítica equilibrada de acontecimentos de sua carreira policial militar no período de 2001 a 2009, recebendo Moção de Reconhecimento e Honra ao Mérito, além do prêmio Machado de Assis da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla), ocupando o primeiro lugar em vendas em três meses consecutivos da Livraria da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei). Possui dois livros impressos a lançar: Um Pouco de Mim, Um Muito da Vida, um conjunto de poesias, crônicas e acrósticos (Editora Mágico de Oz) e Meio Ambiente em versos, em face de sua experiência na área ambiental como integrante do Batalhão de Polícia Ambiental e diretor de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Editora Jordem). Coordenou várias publicações e participou de mais de vinte Antologias. É vice presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (Almebras), é presidente do Conselho de Ética da Federação das Academias de Letras do Maranhão (Falma) e membro de Academias brasileiras e correspondente em alguns estados.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens