Fechar
Buscar no Site

Livro em homenagem a Pedro Ivo é lançado por acadêmicos da Amclam

Lançamento do livro em homenagem ao poeta Pedro Ivo (Foto: J. Roberto)

No último dia 12, uma terça-feira, o auditório da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI) recebeu um bom público para o lançamento de mais uma obra que leva o selo da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam).

O livro “Pedro Ivo de Carvalho Viana – Uma história de sucessos” foi uma homenagem póstuma que os acadêmicos Carlos Augusto Furtado Moreira, Manoel de Jesus Moreira Bastos e Teodomiro de Jesus Diniz Moraes, todos coronéis da Polícia Militar e integrantes da Amclam, escreveram para homenagear o poeta Pedro Ivo, que também integrou os quadros do Sodalício.

No dia 4 de junho de 2020, Pedro Ivo foi uma das vítimas do vírus Covid-19 que se alastrou, desencadeando uma pandemia, que já matou aproximados 3 milhões de pessoas em todo o mundo.

Ao iniciar a solenidade de lançamento, o acadêmico Carlos Furtado, que é também presidente da Amclam, falou do passado, quando no século XIX o Maranhão foi considerado a Atenas Brasileira, comparada ao berço mundial da civilização, em face do grande número de escritores, poetas, cronistas, jornalistas de qualidade estelar, filhos do Estado do Maranhão, fazendo uma correlação com o recente momento em que vivemos uma grande alavancada cultural. Assinalou ainda que os motivos estão ligados ao surgimento e fundação da Federação das Academias de Letras do Maranhão (Falma) e a criação da AMEI, fomentadoras e impulsionadoras da fundação de novas academias em todo o Estado e por extensão, o aparecimento de novos escritores e poetas, fazendo com que atualmente seja comercializado na livraria maranhense, mais de 2 mil títulos.

A Amclam, fundada em 31 de maio de 2018, vem construindo uma forte atuação nas ciências, letras e artes, através de seus membros, os quais, já lançaram mais de 10 obras individuais e algo em torno de 20 coletivas.

O livro Pedro Ivo de Carvalho Viana, uma história de sucessos é uma obra que trata de uma síntese da vida do poeta Pedro Ivo que foi Acadêmico do Sodalício, presidente da Sociedade de Amigos da Polícia Militar (SAMPM), superintendente da Empresa de Correios e Telégrafos no Maranhão (ECT/MA) e governador do Rotary Clube Internacional, um homem generoso que construiu ao longo de seus 75 anos, uma verdadeira legião de amigos.

No evento acadêmico, ocorrido no Dia Mundial da Leitura, estiveram presentes familiares de Pedro Ivo, amigos, rotarianos, oficiais da PMMA e do CBMMA, confrades da Amclam e de outros sodalícios, para a noite de autógrafos, considerada um sucesso pelos três autores. O livro se encontra a venda na AMEI ao custo de R$ 25,00, portanto, vale a pena, conhecer um pouco sobre a vida deste poeta do presente.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens