Fechar
Buscar no Site

Interesse do Balsas Futsal em disputar a Liga Nacional ganha força nos bastidores

Balsas Futsal quer ingressar na Liga Nacional (Foto: Thiago Limas/AP Assessoria)

Considerada a competição mais importante das Américas e uma das mais disputadas do mundo, a Liga Nacional de Futsal (LNF) reúne as melhores equipes do futsal brasileiro. Conseguir fazer parte da elite nacional é o sonho de consumo dos clubes, principalmente daqueles que se destacam a nível estadual e regional, como é o caso do Balsas Futsal, que atualmente conta com os patrocínios da Equatorial Energia e do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Prefeitura de Balsas. O time maranhense já demonstrou interesse em participar da LNF em 2022 e, esse desejo tem ganhado cada vez mais força nos bastidores, o que aumenta as chances de virar realidade.

O Balsas Futsal precisa conseguir o “sim” das franquias que compõem a Liga Nacional para ingressar na competição. Internamente, o desejo do time maranhense é visto com “bons olhos” pelas demais equipes, que consideram Balsas como referência do futsal no Maranhão e no Nordeste. Essa sinalização positiva anima a diretoria do clube maranhense.
“Estamos nesse processo para viabilizar a entrada do Balsas Futsal na Liga Nacional. Temos atuado nos bastidores para mostrar a importância da participação de um time nordestino na competição. Tenho certeza de que o Balsas agregaria ainda mais valor e visibilidade a LNF. Nosso projeto é reconhecido nacionalmente, temos resultados expressivos e possuímos uma torcida que realmente ama o futsal. Um time como o Balsas Futsal na LNF é sucesso garantido para todos, e as franquias demonstram entender da mesma forma”, afirmou Hallyson Dias, presidente do time maranhense.

Além de ser o maior campeão estadual com oito títulos, o Balsas ainda possui excelentes resultados em competições regionais e nacionais: 3º lugar na Copa do Brasil de Futsal 2020, 5º lugar na Taça Brasil de Clubes de Futsal Divisão Especial, vice-campeão na Liga Nordeste de Futsal e vice-campeão Brasileiro Primeira Divisão.
Paralelo a isso, a entrada do Balsas contribuiria para o processo de descentralização da modalidade. Atualmente, somente times das regiões Sul e Sudeste disputam o torneio.

“O futsal é paixão nacional. Em cada canto do país se pratica futsal, mas é preciso oportunizar a descentralização da modalidade. O Balsas quer fazer parte da elite do futsal brasileiro não apenas por um projeto individual, mas pensando no crescimento e fortalecimento do esporte em todo o país. Se tudo der certo, representaremos o Maranhão e o Nordeste na principal competição de futsal do Brasil”, concluiu Hallyson Dias.

LIGA NACIONAL

Em 1996, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) criou a Liga Futsal com um modelo de franquias semelhante às ligas norte-americanas. Em 2014, as vinte franquias se uniram e formaram a Liga Nacional de Futsal (LNF), independente da CBFS. Atualmente, a competição possui equipes de sete estados brasileiros, sendo eles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Os campeões da LNF são credenciados a disputar competições internacionais como a Copa Libertadores da América e o Intercontinental de Clubes.

BALSAS FUTSAL

Com apenas dez anos de existência, o Balsas Futsal tornou-se o clube mais vitorioso do futsal maranhense. A equipe balsense contabiliza oito títulos estaduais e diversos resultados expressivos em sua história: 3º lugar na Copa do Brasil de Futsal 2020, 5º lugar na Taça Brasil de Clubes de Futsal Divisão Especial, vice-campeão na Liga Nordeste de Futsal, vice-campeão Brasileiro Primeira Divisão dentre outras conquistas e participações em relevantes competições estaduais e nacionais, também tendo destaque nas categorias de base.

Vale destacar que o Balsas Futsal conta com os patrocínios da Equatorial Energia e do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Prefeitura de Balsas, além dos apoios da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma), da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-MA), do deputado estadual Márcio Honaiser, do Dom Bosco Balsas e da Vifarma.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens