Fechar
Buscar no Site

Palestra trata sobre o legado do coronel Maia para a PMMA

Acadêmicos e convidados, durante palestra sobre o legado do coronel Maia (Foto: J. Roberto)

Em continuidade ao III Ciclo de Palestras desenvolvido pela Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), na noite de terça-feira (2), os acadêmicos Teodoro, Lopes, Ebnilson (e seus familiares), Frank, Clésio, o presidente Coronel Furtado, acompanhado do coordenador do Colégio Cívico-Militar Duque de Caxias, assistiram, na Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), no São Luís Shopping, a palestra Coronel Maia e o seu legado para a PMMA, levada a efeito pelo acadêmico Frazão, titular da cadeira n° 17 da Amclam.

Uma palestra segura, tranquila, que conseguiu sintetizar a vida pessoal, profissional e os feitos de um dos grandes vultos da quase bicentenária instituição policial militar.

Na oportunidade, os assistentes tomaram conhecimento das grandes realizações em vida, colocadas em prática pelo coronel Maia, na Polícia Militar do Maranhão, às quais, traduziram-se em relevantes serviços prestados ao povo maranhense.

O Coronel Alberto Corrêa Maia, foi:

– Criador dos organogramas da PMMA (comando, atividades meio e fim);

– Elaborou os primeiros quadros de organização;

– Introdutor da motocicleta no policiamento ostensivo e instrutor dos primeiros motociclistas (amante da velocidade, possuiu várias motocicletas de altas cilindradas, novidades em São Luís);

– Foi um esportista e praticante de várias modalidades, destacando-se o tênis de quadra, onde sagrou-se campeão sênior em várias oportunidades (entre os idos de 80 a 90, cujo esporte era pouco difundido no Maranhão e praticado somente pela alta sociedade, nas quadras do hotel Quatro Rodas);

– Professor de Educação Física e presidente de inúmeras comissões de Avaliação Física para concursos da PMMA e outras instituições;

Para a época, essas iniciativas eram arrojadas, romperam barreiras, servindo para propiciar novos tempos na Corporação do Brigadeiro Falcão.

Coronel Maia era um homem reservado, educado, cortês que se fixava em cumprir de forma satisfatória suas atividades e missões, por tudo isso, foi um dos personagens escolhidos da briosa PMMA para integrar o quadro de patronos da Amclam.

O artista Gilmar Vale Frazão conseguiu satisfatoriamente cumprir o requisito de elogio ao patrono de sua cadeira, o saudoso Coronel QOPM Alberto Corrêa Maia e propiciar a todos uma excelente palestra.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens