Fechar
Buscar no Site

OPERAÇÃO PANDEMIA: Combate ao furto de energia elétrica teve como alvo madeireiras, fazenda, cerâmica e prédios públicos

Prédios públicos, na cidade de São Vicente Férrer, foram alvo da operação da Polícia Civil (Foto: Divulgação)

A Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), por meio do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), deflagrou na última semana a Operação Pandemia, com foco no combate ao furto de energia mediante fraude. A operação, que foi comandada pelo delegado Paulo Roberto, resultou na prisão de alvos que furtaram energia e componentes da rede elétrica.

A operação começou na cidade de Sucupira do Norte no povoado Anajá, onde a Fazenda Colorado, que possui um dos maiores plantios de soja por irrigação do Maranhão, foi flagrada realizando furto de energia. Duas madeireiras localizadas em Zé Doca no povoado Nova Conquista foram flagradas na mesma situação e além disso, foram apreendidos no local: transformadores, postes, cabos e cruzetas furtados da Equatorial Maranhão.  Os responsáveis deverão responder por furto de energia elétrica, conforme prevê o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Na cidade de Pinheiro, Wanderson Michael Dias Pimenta, responsável pela Cerâmica Ouro Banco, foi preso em flagrante por furto da energia elétrica e conduzido para a delegacia regional de Pinheiro. Já em São Vicente de Férrer, a Sede da prefeitura, Secretarias Municipal de Saúde, Cras e Secretaria Municipal de Educação foram encontradas autorreligadas, ou seja, ligados à revelia da Equatorial Maranhão. Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura e Transporte, Evandro Miguel Miranda, foi ouvido pelo delegado Paulo Roberto.

Segundo o delegado Paulo Roberto, “essa é uma operação denominada “Operação Pandemia” e a gente está fazendo o combate a determinados consumidores de energia que tem se aproveitado desse período de quarentena, em razão do Covid-19, para fazer fraude e furto de energia. E nós estamos na caçada de grandes consumidores que têm respondido pela prática de furto de energia mediante fraude”, destacou o delegado.

Para atender o universo de mais de 2,5 milhões de clientes em todo o Maranhão, a Equatorial Maranhão compra energia elétrica das Geradoras e faz a distribuição em todo o Estado. Do total arrecadado, cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento da ordem de R$ 340 milhões por ano.

Além de comprometer a segurança da população e a qualidade da energia, essa perda de energia elétrica também interfere no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, e ainda contribuem para a composição tarifária da conta de energia. Segundo a Equatorial Maranhão hoje as perdas de energia no Estado são de 120 GWh/mês, quantidade de energia que daria para suprir a necessidade de consumo por quase 1 mês.

DENÚNCIAS

Situações de suspeita de fraude ou furto de energia elétrica podem ser denunciadas pelo site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), sem necessidade de identificação por parte do denunciante. Depois de registrada a denúncia, a Equatorial Maranhão encaminhará equipes para as inspeções conforme prevê a legislação do setor elétrico.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens