Fechar
Buscar no Site

Universidade Ceuma recebe ex-ministro José Henrique Paim: os desafios da governança em educação

Chefe do Ministério da Educação entre 2014 e 2015, Henrique Paim explicou a importância das universidades na formação de professores 

Ex-ministro Paim entre a reitora do Ceuma, coordenadores e gestores da universidade

“Todo educador tem que ter esperança, porque é preciso acreditar que o esforço diário será recompensador”. As palavras de José Henrique Paim, ex-ministro da Educação, foram proferidas durante a palestra “O desafio da governança em educação”, na tarde da última sexta-feira (6), na Universidade Ceuma – Campus Renascença, em São Luís. Na plateia, gestores e coordenadores da única Universidade particular do Maranhão.

O tema apresentado por José Henrique Paim é essencial no atual cenário nacional, em que a educação básica e o ensino superior parecem se desencontrar, em especial, quando se olha para o ensino público. “No Brasil, para além de todas as discussões sobre o advento de novas profissões e tecnologias, ainda temos outro desafio, que remonta ao século XIX: o cognitivo de muitos estudantes. Querer construir um pensamento crítico desses jovens na educação superior requer melhorar a educação básica para que não seja mais deficiente”, enfatizou Paim, ao destacar o papel importante das universidades na formação de novos educadores.

Essa construção, destacou o especialista, depende de discussões e ações frequentes sobre a melhoria do ensino, inclusive, nas instituições particulares. “Nesse sentido, o papel das universidades é cada vez maior e mais importante, em especial, na formação dos professores, um dos grandes desafios da educação no Brasil. Essa é uma tarefa que as universidades têm que encarar com muita seriedade, porque com essas transformações que vêm sendo feitas recentemente, por meio da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a própria implementação do currículo do território maranhense, tudo isso implica na formação de professores. Hoje, existe inclusive uma discussão no Conselho Nacional de Educação sobre a BNCC da formação, então, é muito importante as universidades estarem preparadas para isso”, ressaltou.

A reitora Cristina Nitz e o ex-ministro Paim

QUALIDADE DE ENSINO

A realização da palestra de José Henrique Paim faz parte do conjunto de ações programadas pelo Ceuma para celebrar os 30 anos da Universidade, a serem completados em abril de 2020. Ao longo de todo esse tempo, a Universidade Ceuma investe em qualificação e melhorias frequentes, tanto no modelo de gestão quanto na qualidade do ensino oferecido. “Isso é muito importante para nós. Trazer o professor Paim, que tem uma experiência e um conhecimento incontestáveis sobre esse tema, é muito importante para nossos gestores e coordenadores. Tudo evolui, a educação também evolui. Nós temos a obrigação de fazer com que nossos educadores evoluam também, pois a educação é construtiva. Só assim a gente vai conseguir oferecer à sociedade uma educação de qualidade”, atestou a reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz da Cruz.

Seguindo a programação das celebrações dos 30 anos da instituição, a Universidade Ceuma trará a São Luís, no próximo dia 20, sexta-feira, outro nome de peso. Dessa vez, José Eduardo Cardozo, ex-Ministro da Justiça, que falará sobre “A crise do estado de Direito do século XXI”. A palestra, que será aberta ao público, ocorrerá no salão nobre da Biblioteca José Sarney, no Campus Renascença, às 18h30, durante a aula inaugural da pós-graduação em Ciências Criminais.

“A gente está em um processo de revitalização e fortalecimento da pós-graduação, tanto lato quanto stricto sensu, para que a gente possa atender às demandas da nossa região. Nesse sentido, são criadas várias parcerias, como os convênio com instituições públicas, a exemplo da Secretaria de Estado de Segurança e, em breve, com a Secretaria de Administração Penitenciária, na perspectiva de proporcionar vantagens e facilitar o acesso às especializações exigidas pelo mercado de trabalho”, revelou Leuzinete Pereira da Silva, coordenadora de pós-graduação da Universidade Ceuma.

Palestra com o ex-ministro José Henrique Paim, no Ceuma

SOBRE A UNIVERSIDADE CEUMA

Atualmente, a Universidade Ceuma dispõe de mais de 50 cursos de Graduação, entre Presencial e EAD, para formação em Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. Além disso, é a única Universidade particular no Maranhão, e oferece cursos em todos os níveis da carreira acadêmica, das especializações na pós-graduação, passando pelo Mestrado até o Doutorado.

SOBRE JOSÉ HENRIQUE PAIM

Natural de Porto Alegre (RS), José Henrique Paim Fernandes foi Ministro da Educação entre os anos de 2014 e 2015. Porém, desde 2006, já atuava no MEC. Com a aprovação do Fundeb, nesse mesmo ano, Paim promoveu a universalização do acesso dos alunos da educação básica aos livros didáticos e à merenda escolar.

No Ministério da Educação, Henrique Paim contribuiu, ainda, para a criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a implementação da Universidade Aberta do Brasil e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assim como a implementação do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a reformulação e ampliação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Henrique Paim, tem formação em Economia, é palestrante e autor de publicações, tendo recebido diversas medalhas, certificados, títulos e prêmios em reconhecimento ao seu trabalho.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens